Referencial teórico
Por: marcelavs • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 552 Palavras (3 Páginas) • 512 Visualizações
2.1.2. Teorias sobre Liderança
Chiavenato (2004) divide as teorias sobre liderança em três grupos: teoria dos traços de personalidade, estilos de liderança e teoria situacionais da liderança.
2.1.2.1. Teoria dos traços de personalidade
Nessa teoria a personalidade dos gestores e suas características individuais influenciam no comportamento de outras pessoas.
Para Gil (2001), vários estudos foram feitos embasados nessa teoria, mais com o passar do tempo ela vem se tornando menos aceita pelos pesquisadores, porém, se uma empresa atualmente contrata pessoas por seleção, identifica-se que esteja mais interessada em contratar pessoas que possam vir a adquirir traços do líder.
2.1.2.2. Teoria sobre estilos de Liderança
Os autores trazem diversos estilos de liderança encontrados nas organizações, cada qual com sua especialidade. “Enquanto a abordagem os traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar” (CHIAVENATO, 2011, p.120).
Liderança democrática, também conhecida como participativa, pois, os membros do processo participam das decisões e as disposições finais são tomadas em grupo. O líder acredita que os liderados quando motivados tem mais produtividade.
Já na liderança autocrática o líder é quem toma as decisões e determina a execução das tarefas. Não há participação do grupo, pois, o líder, de forma autoritária é quem dita normas e estabelece toda a política da empresa. Bandeira, Marques e Santos (2005) citam que nessa liderança o gestor está preocupado somente com a execução das tarefas.
A chamada liderança liberal, também conhecida como “laissez-faire” ou “deixai fazer” onde os lideres são conhecidos como “rédeas soltas”, pois, deixam os liderados fazer o que querem. As pessoas têm liberdade na execução dos projetos e não necessitam de supervisão constante. Para Lewin (1965) a liderança liberal pode ser indicio de uma liderança negligente que deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
Outro estilo a ser citado é o Coach o líder oferece à sua equipe condições necessárias para um bom desempenho ajudando, incentivando, orientando e compartilhando responsabilidades. Segundo Nowak e Wimen (1999), o estilo Coach possui quatro passos para o desenvolvimento gerencial: Contract (chegar a um acordo); Observe and Asses (observar e avaliar); Constructively challenge (desafiar construtivamente); Handle resistance (lidar com a resistência).
O estilo visionário segundo Goleman (2004), o líder conduz as pessoas para visões e sonhos partilhados, procura ter uma visão futurística e realista. Esse estilo de liderança tem efeito positivo quando utilizado durante mudanças criando bom clima de trabalho.
Chiavenato (2011) classifica a liderança em três comportamentos: liderança orientada para tarefa; liderança orientada para pessoas; liderança bidimensional.
• Liderança orientada por tarefa: o líder se preocupa mais com o planejamento e definição dos trabalhos a serem executados. Monitora o desempenho dos seus subordinados ate a conclusão
...