Relatório de Leitura sobre Administração: ciência, arte ou profissão?
Por: Renato Borges • 11/10/2018 • Relatório de pesquisa • 508 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – CAMPUS TORRES
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I
1ª ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL
Relatório de Leitura sobre Administração: ciência, arte ou profissão?
ACADÊMICOS: Juliana Schwanck Alves, Renato Nunes Borges e Taina Alves Becher.
[pic 1]
- Referência Bibliográfica:
FAVA, Rubens. Administração: ciência, técnica ou arte? Disponível em:
- Apresentação do autor:
Rubens Fava é formado em Ciências Econômicas e Administração com ênfase em marketing, especialização em Productivity Improvement pelo JPC – Japan Productivity Center for Sócio-Economic Development, Tokyo/Japan;
Teoria das Restrições – Institute Goldratt, Saint Paul/USA; Management Study – Baldwin Wallace College Berea, Ohio/USA. Mestre em administração pelo
ESADE de Barcelona ES e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autor dos livros Caminhos da
Administração, Arauto, Gestão Empresarial – Volume II, Um tributo a Peter Drucker – capítulo 2, Gestão & Administração – A trajetória de uma executiva de sucesso e Espiritualidade Organizacional.
- Objetivos do texto:
O autor, através de seu texto, procura explanar aos estudantes de administração e àqueles já formados, de que tratar a administração como mera “profissão” é bastante errôneo, uma vez que ela deve ser encarada como ciência, sendo estudada e respeitada e, acima de tudo, o autor discorre acerca da necessidade de compreender as diversas teorias que a transformaram em uma ciência complexa e fascinante, com intuito de melhor compreendê-la.
Além disso, Rubens Fava busca, adiante, classificá-la entre ciência, técnica ou arte, chegando à própria conclusão de que ela é, “antes de tudo, uma ciência que estuda as organizações, a fim de compreender seu funcionamento, sua evolução e seu comportamento, e a técnica atua como um complemento dessa ciência tão maravilhosa e desafiadora. ” Ao final, depois de discorrer bastante acerca da evolução administrativa, busca elucidar que muitos problemas não podem ser resolvidos apenas por habilidades técnicas e científicas, uma vez que exigirão, também, habilidades humanas e sociais, visto que o maior fracasso do homem tem sido sua incapacidade de conseguir a cooperação e a compreensão das pessoas.
- Estrutura do texto:
Introdução sobre como algumas pessoas pensam como é a
Administração, incluindo os próprios administradores; Explicação e diferenciação acerca de ciência, técnica, arte; Opinião do autor.
- Conceito mais importante:
"A administração é, antes de tudo, uma ciência que estuda as organizações, a
fim de compreender seu funcionamento, sua evolução e seu comportamento, e a técnica atua como um complemento dessa ciência tão maravilhosa e desafiadora".
- Parecer do(s) aluno(s):
O grupo, ao concordar inteiramente com as colocações do autor Rubens Fava, acerca da diferenciação da administração entre ciência, técnica ou arte, acha interessante, também, trazer ao debate a última colocação autor, referente à compreensão de nossos “problemas decisivos”, que segundo Rubens “não estão no mundo das coisas, mas no mundo das pessoas”.
...