Resenha A Arte da Leitura Expressiva e do Reconto
Por: pedagogoleandro • 3/5/2016 • Resenha • 764 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA
RESENHA CRÍTICA
SIMPÓSIO A ARTE DA LEITURA EXPRESSIVA E DO RECONTO
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambiente não Escolar
Professor (a): Tathyane Alves Dias
Nome: Leandro Vinícius Santos RA: 6814002816
Turma: P7 “A”
PALESTRA: A PROMOÇÃO DA LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR
Na semana do dia 28 de Março de 2016 teve inicio o Primeiro Simpósio De Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Brasília que duraria 5 dias e seria realizado por cada turma de cada semestre, iniciando com uma palestra na turma do sétimo semestre. O palestrante a nos prestigiar na abertura da semana foi o pedagogo Geraldo Costa que atua na área de Pedagogia a mais de 20 anos e é escritor de literatura infantil. Realizou um trabalho de dez anos no Timor Leste (País no Sudeste Asiático) e atualmente trabalha na Província Marista Brasil Centro Norte (Taguatinga Sul).
O simpósio se iniciou no dia 23 de março, uma quarta feira, quando o palestrante nos surpreendeu com uma visita em nossa sala de aula caracterizado de um matuto querendo vender seus peixes a um dos governantes de nossa cidade. O interessante que ninguém estava entendendo nada do que se passava ate então e nem tinha reconhecido totalmente quem era aquela pessoa, porem no dia de sua apresentação apresentou esta estratégia importante e interessante com a qual foi feita anteriormente uma caracterização, a de cativar a curiosidade do publico chamando atenção para algum fato da historia, com pequenos trechos que seriam contados em sala e deixando o mistério para o publico.
O tema apresentado é muito importante na área da pedagogia: A promoção da leitura e a formação do leitor com ênfase na Arte da Leitura Expressiva e do Reconto e expos algumas estratégias essências para se contar historias como:
- Apresentação da obra, leitura expressiva e reconto oral;
- O estimulo da curiosidade dos ouvintes através de jogos, marketing cultural e envolvimento emocional;
- Repercussão: assentamento da experiência e partilhas literais;
- Voz: volume, ter boa dicção, entonação e interpretação;
- Corpo: espontaneidade, desinibição, gestualidade (expressão corporal);
Geraldo nos apresenta a importância de uma preparação previa, de um planejamento cuidadosamente elaborado do leitor para com a história, conhecer a historia para um melhor desempenho quando for necessário o improviso o leitor terá mais confiança ao contar a historia. O ambiente é de suma importância quando falamos em contar historia, pois um espaço muito vago e grande acaba por dispersar a voz e ocasionando de os ouvintes não o entender corretamente, sem falar na perda de concentração dos ouvintes quando o lugar tiver muitas pessoas transeuntes no recinto, tem que ser um espaço não muito grande, de preferencia uma sala que consiga comportar a quantidade de ouvintes a participar.
...