Relação do Modelo Decisório Racional Clássico com o pensamento administrativo prescritivo
Por: Carlos Campeão • 14/7/2015 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 562 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: 7 ADM 035 – Evolução do Pensamento Administrativo
Docente: Prof. Dr. Rafael Borim de Souza
Discente: Carlos Campeão
Curso: Administração – 2º semestre – Matutino
Relação do modelo decisório racional clássico com o pensamento administrativo prescritivo.
A partir da análise da consolidação das estruturas burocráticas como forma de organização do trabalho dentro do processo de modernização da sociedade, nota-se o surgimento de um enfoque prescritivo de pensamento administrativo. Esse enfoque, antagonicamente ao enfoque explicativo, prevê a existência de verdades absolutas e proposições dogmáticas, visão certamente construída sobre os pilares do racionalismo cartesiano. Paralelamente à essas transformações, ergue-se dentro do Movimento da Administração Científica encabeçada por Taylor e Fayol a visão do homo economicus, que posteriormente é reafirmada pelos pressupostos da economia clássica de Adam Smith. Essa visão de homem adota a ideia de que “o homem é um ser eminentemente racional, e que, ao tomar uma decisão, conhece todos os cursos de ação disponíveis, bem como as consequências da opção por qualquer um deles. Por essa razão pode escolher sempre a melhor alternativa e maximizar os resultados de sua decisão” (MOTTA e VANSCONCELOS, 2010). Ao tomar essa visão como verdadeira, é atribuída ao homem uma personificação utilitarista, conceito proposto por Jeremy Bentham que diz que o homem sempre busca maximizar os seus ganhos.
Esse escopo de ideias e conceitos criados pelo enfoque prescritivo resulta por construir um modelo de tomada de decisão racional ajustado às lentes do homo economicus. Esse modelo decisório também concebe a ideia de verdades absolutas e o mesmo princípio de tomada de decisão usado pelo homo economicus. Para que o modelo funcione, o planejamento estratégico deve ser anterior à ação, que a estrutura de maneira extremamente calculada e consciente, tendo como objetivo maximizar os resultados a serem objetivos.
Sendo assim, conclui-se que o enfoque prescritivo administrativo o modelo decisório racional da economia clássica partilham das mesmas bases, convergem no mesmo fim e pecam nas mesmas falhas, sendo a rude visão de homem dentro do sistema a maior delas.
Referência:
MOTTA, F. C. P.; VANSCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Cenage Learning, 2010.
...