TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A acenção do dinheiro e artigo

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

Artigo: A Evolução da Função Financeira

O artigo teve como objetivo a apresentação das mudanças da função financeira, dando uma revisão bibliográfica no início dos séculos XX e XI, onde se iniciou a evolução das finanças em relação aos fatos históricos de cada época.

No século XX a abordagem de finanças se caracterizava pelos fatos acontecidos das empresas, ou seja, os problemas administrativos eram deixados de lado, mas não se pode dizer que nesta época não houve uma evolução da função financeira, pois a construção de grandes ferrovias caracterizou uma grande consolidação das empresas, fazendo com que elas crescessem no mercado interno norte-americano. Diante disso, os gestores das organizações começaram a enfrentar problemas na estrutura de capital das empresas, pois a não geração de lucros os impediu de pagar as suas respectivas dívidas. Quando uma empresa está passando por dificuldades se tratando de crise econômica, o administrador financeiro deve focar diretamente na proteção da mesma.

A partir dos anos 50, surgiram estudos que são bases paras as finanças modernas. O primeiro foi feito por Modigliani e Miller (1958), dado o nome de Finanças Corporativas, para eles o valor da empresa independe da sua estrutura de capital. Mas estes autores defendiam ideias diferentes, um defendia que a distribuição de dividendos maximizava o valor da empresa para o acionista, o outro entendia que essa distribuição impossibilitava a empresa de investir em projetos que poderiam trazer algum retorno, assim a maximização de seu valor não aconteceria.                                                        O segundo estudo foi feito por Markowitz, o qual foi muito importante pois permitiu o entendimento que a diversificação por meio de ativos com reduzido nível de relacionamento (covariância), consiste no importante processo que alivia a variância da carteira em relação ao seu retorno esperado (risco). O terceiro estudo foi feito pelo autor Tobin, ele diz que os investidores dão preferência a liquidez, isto se dá pelas taxas de juros esperada pelos mesmos, e a incerteza do futuro destas taxas de juros. O quarto estudo foi realizado por Sharpe, o qual denominou o seu estudo CAPM, ele simplificou o modelo de Markowitz, e permitiu visualizar que o risco total do ativo é composto pelo risco sistêmico, o qual afeta os ativos, pois gera um riso de maior relevância, assim o investidor não consegue reduzir, e pelo método não sistêmico. Depois de vários acontecimentos nas demais décadas, os anos 90 foi caracterizado pelo processo de globalização, o qual intensificou o fluxo de comércio de bens e serviços e do investimento internacional. Diante disso, estudos sobre o comportamento humano em relação com conceitos econômicos tiveram uma maior relevância, pois diversos autores disseram que um poderia influenciar o outro, com esta discussão deu-se o nome ao estudo de Finanças Comportamentais.                                  O seguinte texto também fez comentários sobre o Brasil, como impacto financeiro dele não influencia na evolução da teoria financeira, pois a função financeira do país depende das práticas desenvolvidas no exterior, o qual é aplicado na realidade brasileira.

Ao final do artigo, o autor fala sobre a função financeira, em que esta deve maximizar o valor da empresa para o acionista por serem os investidores, os que correm riscos, e destaca ainda que a empresa não pode atender as necessidades dos demais stakeholders.

Documentário: A ascensão do dinheiro Ep. 01

O documentário explica a história financeira do mundo, dando enfoque à mudança financeira em determinadas épocas. O apresentador explica como essa mudança afetou o desenvolvimento humano, e também como surgiram as altas taxas de juros, dada por meio de empréstimos feitos por agiotas, no qual cobravam taxas absurdas. Este episódio mostra que naquela época as pessoas tinham que pensar e reavaliar os seus conceitos sobre finanças, pois o desenvolvimento do dinheiro fazia com que o não entendimento em como investir o mesmo, poderia prejudicar as pessoas e bancos. Então o apresentador cita que um dos nomes dos Estados Unidos e Londres que quebrou pela falta ou não do dinheiro foi dada pela não realocação correta do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com