Resenha Arte de Gerenciar de Pessoas
Por: thucay • 3/5/2016 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 742 Visualizações
ARTE DE GERENCIAR PESSOAS
Segundo Mário Donadio, em sua fala é preciso dar atenção a três palavras, a Arte, Gerenciar e Pessoas. Inicialmente foi introduzida a pergunta Por que damos o nome Arte em vez de Ciência de Gerenciar as Pessoas? O motivo pelo qual é utilizada a palavra Arte é que ela representa o processo criativo, a capacidade de criar, e a precisão das técnicas, do domínio para gerenciar as pessoas. Gerenciar como conhecemos possui a definição “Arte de obter resultados através das pessoas”, hoje gerenciar significa obter resultados através de pessoas, porém atendendo as expectativas e as aspirações das mesmas.
Hoje, dentro das empresas, além de máquinas, também existem pessoas, sendo assim o jeito de tratá-las determina como você será tratado. Quando você está enxergando uma pessoa fisicamente você não vê o que realmente ela é, enxergamos o preconceito, por isso é preciso uma visão otimista, perceber o problema real, tomar uma decisão correta a fim de solucionar o problema e deixar de lado a decisão viciada que só piora a situação, a visão otimista tende a criar pessoas mais colaborativas.
Gerenciar exige cada vez mais criatividade e domínio técnico, estimulando cada vez mais o líder a possuir capacidade de criar, pois em vez de controlar os funcionários é preciso energizá-los, assim atendendo suas expectativas.
Para gerenciar é preciso analisar as aspirações pessoais, sejam elas simples que dão condições básicas de um emprego como, salário compatível, emprego próximo de casa, conforto no local de trabalho, garantias, atenção e ainda aspirações complexas nas quais as pessoas gostam de ser diferenciadas, de terem seu valor reconhecido e de enfrentar desafios, pois tarefas difíceis se tornam aprendizado e crescimento pessoal.
Para estimular as pessoas, o gerente deve perceber o esforço de cada um, pois existem funcionários que estão prontos e que têm experiência assim como os que não estão prontos e que são inexperientes. Sendo assim cabe o líder analisar o perfil de cada funcionário e ter como objetivo principal estimular os aprendizes, os frios e os potenciais a se tornarem empreendedores, o gerente assim teria uma equipe estratégica para sua empresa e ainda visaria as aspirações pessoais de cada um.
...