Resenha (Documentário) Humanidade: História de Todos Nós
Por: C. Mustang • 14/4/2017 • Resenha • 838 Palavras (4 Páginas) • 5.565 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO UEMG
Ana Carolina Barbosa Galdino
Jaqueline Werner Honório
Márcio Morais
RESENHA SOBRE O VÍDEO DOCUMENTÁRIO:
“História da Humanidade, Máquina, Capitalismo industrial, Doença, Droga”.
Episódio 10
CARANGOLA - MG
2017
[pic 2]
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO UEMG
Ana Carolina Barbosa Galdino
Jaqueline Werner Honório
Márcio Morais
RESENHA
Trabalho apresentado ao curso de Administração da Universidade Estadual de Minas Gerais – Unidade Carangola - como requisito parcial para aprovação na disciplina de Economia.
Prof°: Ricardo Ker Elias
CARANGOLA - MG
2017
História da Humanidade, Máquina, Capitalismo Industrial, Doença, Droga
Episódio 10
- Sinopse
O documentário trata de um acontecimento que transformou completamente o comportamento da humanidade: a Revolução Industrial. Que proporcionou aos indivíduos um poder ilimitado em relação à produção, no entanto, que provocou uma série de consequências desastrosas, como as doenças desencadeadas e a propagação das drogas motivada essencialmente pelo capitalismo selvagem.
- História
Após longos e incessantes anos de domínio colonial, os revolucionários americanos conseguem, finalmente, derrotar o grande e poderoso império britânico. Dando fim ao regime político imposto por tanto tempo e fazendo nascer a democracia. Movida por seu sentimento de liberdade, a nação estadunidense inspirou outras revoluções pelo mundo.
Paralelamente à esses fatos, ocorria na Inglaterra, a Revolução Industrial. A invenção da máquina de tear abriu as portas para o mundo moderno. Pois demandava menos de pessoas e elevava a capacidade de produção exponencialmente, aumentando o poder de compra dos menos favorecidos e a diminuição de preços.
Com o surgimento das fábricas e o capitalismo industrial se espalhando, a Inglaterra se torna uma potência mundial, sendo capaz de desafiar qualquer nação. O carvão se tornou a maior fonte de energia e proporcionou a difusão do transporte em massa pelas locomotivas à vapor. Essa locomoção altamente veloz juntamente com as fábricas era a chave para metrópole. A população, à princípio rural, passa a se direcionar para as áreas urbanas ocasionando uma superlotação.
A aglomeração de pessoas, vivendo em péssimas condições, sem qualquer tipo de saneamento, deixou brechas para que doenças como a peste e a cólera se proliferassem e matassem mais de um quinto da população mundial. Até que em 1854, em Londres, o médico, Jon Snow indo contra as correntes de pensamento da comunidade, afirma que a cólera não era transmitida pelo ar e sim, pela água, que abastecia a população. Depois de mapear o trajeto de mortes na região, ele chega a indubitável conclusão de que a água estava sendo contaminada pelo esgoto, que era despejado a poucos metros da fonte de água que a população usava para beber. Ele convence as autoridades à fechar a bomba que abastecia a região, e, depois do heroico feito, redes de esgoto subterrâneo, são construídos em baixo de Londres e o surto de doenças para.
A Inglaterra dominava novamente o comércio mundial. O único país que ainda se usava de conservadorismo, evitando a industrialização, era a China. Porém, as barreiras comerciais foram quebradas quando How Law Shin começa a comprar droga dos ingleses: o Ópio.
Simultaneamente, no outro lado do pacífico, os EUA avança cada vez mais dividido. O Norte, mais industrializado e antiescravista contra o Sul com uma economia agrária baseada no trabalho escravo. No entanto, o presidente Abraham Lincoln não mediu esforços para unificar o país.
...