Resenha- Gestão do Conhecimento
Por: Mayara Silva • 26/2/2019 • Resenha • 558 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
No artigo referenciado, Branco (2010) objetiva analisar a incumbência do ensino corporativo a aprendizagem organizacional, a gestão do conhecimento como um grande desafio empresarial contemporâneo.
O autor introduz o tema destacando os mecanismos de seu artigo, que são de fácil entendimento do desenvolvimento do capital humano. Branco (2010) parte do principio de que essa modalidade de aprendizagem se deve e leva em consideração as novas transformações causadas pelo processo de internacionalização das economias em curso, determinando novos valores e fomentando a competitividade.
Branco destaca que as Universidades Corporativas não são universidades privadas de caráter formal acadêmico. Branco as defini como um novo processo de aprendizagem organizacional não formal criada e mantida com a ajuda do custeio de instituições empresariais.
Posteriormente, o autor explana sobre a gestão do conhecimento, e a defini como sendo um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração e disseminação de conhecimentos.
Branco (2010) discorre sobre outro entendimento de conhecimento, como sendo, a informação interpretada, aquilo que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar, ou seja, a informação precisa de mediação, interpretação do individuo.
Em seguida, Branco (2010) destaca a finalidade da Universidade Corporativa como sendo, amplificar a educação continuada, entendida como uma forma de estimulo ao crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. O autor explana que a Universidade Corporativa procura atender a necessidade do desenvolvimento continuo. E destaca que a Universidade corporativa não é um substituto da educação formal.
Posteriormente, o autor aborda a aprendizagem organizacional, e ressalta que a empresa ao disponibilizar aos seus colaboradores o ensino corporativo esta deve oferecer métodos que ofereçam diversas ferramentas que agreguem valor a organização.
A universidade Corporativa, segundo ao autor, objetiva melhorar a capacitação e a eficiência do departamento de pesquisa e desenvolvimento dos treinamentos, o desenvolvimento do ensino a distancia, a parceria entre empresa, fornecedores e clientes, além das parcerias entre as empresas e universidades.
Adiante, Branco (2010) ressalta que para que a aprendizagem organizacional tenha sucesso, essa aprendizagem deve ser transformacional, o que exige do profissional envolvido com a pedagogia empresarial uma compreensão de novos significados, relacionando e integrando suas experiências anteriores, permitindo também a formulação de problemas, que estimulem e incentivem a busca pelo aprendizado.
Branco (2010) explana que a empresa deve ter uma visão sistêmica do conhecimento, levando em consideração as diversas formas de cognição, e também reconhecendo que as pessoas possuem formas distintas de adquirir aprendizagem, e as organizações também possuem estilos diferentes de aprendizagem que devem ser respeitados.
Adiante o autor aborda a auto avaliação como forma motivadora do processo de aprendizagem, pois a auto avaliação permite o individuo a experiência de sentir-se capaz. Branco (2010) afirma que quando ocorre à aprendizagem organizacional transformadora e o ensino ocorre se da por uma atividade formativa, esta pessoa estará sempre a serviço do processo, o que garante sucesso, tanto para os que ensinam como os que aprendem.
...