Resenha sobre novo sistema de gestão do conhecimento e as empresas
Por: wajluz • 10/9/2015 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 502 Visualizações
Matéria: Gestão do conhecimento
Tema: Novo sistema de Gestão e as empresas no mundo atual
Ano: 2013
Anhanguera Educacional; Ambiente Virtual de aprendizado
Nota: 2 (nota máxima)
Atualmente as empresas brasileiras ainda utilizam métodos antigos de gestão, poucas delas inovaram com o conhecimento tácito que facilita a comunicação e compartilhamento de conhecimentos, pois há falta de estímulos por parte da empresa. Suas ideias hierárquicas faz com que os subordinados não consigam expor suas ideias, dificultando a troca de informações que é muito importante para o crescimento da empresa.
Com esse tipo de atitude aumenta-se a dificuldade em saber aproveitar as oportunidades, pois por sua visão linear que adota o “achismo” para seus interesses e, assim, inutiliza a capacidade de seus funcionários serem geradores de conhecimento e obstrui o espiral o conhecimento, evitando também que se leve o conhecimento a seus funcionários mantendo-os desatualizados.
Essa forma de atuação inibe os funcionários de ensinar suas tarefas às outras pessoas com medo de que se outro souber as mesmas coisas que ele, vai ocupar seu lugar.
As empresas que não adotarem o sistema de gestão do conhecimento em sua forma de administração vão continuar vivendo em culturas ultrapassadas e farão com que seus próprios colaboradores resistam às mudanças e podem acabar perdendo ótimas oportunidades.
Referências: PITA, Carla Carneiro. Gestão da inovação em pequenas e médias empresas.
Resenha 2: Direito
“Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”
O direito à um meio ambiente ecologicamente equilibrado é garantido a toda sociedade pois, como garante a terceira geração do direito, é viável não só a um individuo, mas a população em geral ter um meio ambiente agradável para viver e para deixar aos seus descendentes.
E de quem seria a obrigação de manter o meio ambiente equilibrado ecologicamente, sadio? Do Estado? Da população? O Estado tem obrigação sim de trabalhar para tratar, cuidar, fazer o meio ambiente ser adequado à sustentabilidade humana.
Porém, nós como cidadãos, como principais usuários, necessitados de um ambiente bem tratado, nós que temos o direito de usufruir desse meio ambiente sadio, somos também os principais responsáveis para mantê-lo o mais limpo, mais puro e mais sustentável possível,
Como podemos cobrar de meia dúzia de pessoas cuidar de cada espaço existente em nosso bairro, em nossa cidade, sem nem ao menos nos dar ao trabalho de fazer coleta seletiva, avisar às autoridades os locais que necessitam de cuidado, que estão sendo deixadas de lado, ou sequer falar pra um vizinho, familiar parar de jogar lixo no rio próximo de casa.
Nós somos responsáveis em garantir que nosso direito seja respeitado, principalmente dando exemplo de como isso deve ser feito.
...