Resenha Metafora do organismo
Por: pablovenceslau • 14/9/2015 • Resenha • 679 Palavras (3 Páginas) • 413 Visualizações
Centro Universitário de Belo Horizonte
RESENHA CRÍTICA
METÁFORA DO ORGANISMO
IDENTIDADE BOURNE
Professora: Juliana
Priscilla Martins da Silva
Pablo Venceslau de Souza
Ronilson Santos Costa
A Metáfora do Organismo e o Filme A Identidade Bourne.
O organismo consiste em adaptar-se em vários ambientes, podendo aprender de várias maneiras diferentes um melhor desenvolvimento dos organismos. Temos vários tipos de organismo diferentes, e como vimos no filme “A Identidade Bourne”, Jason sofre de perda de memória, com isso ele passa por vários ambientes e situações diferentes até descobrir quem ele é, e o que esta acontecendo.
O organismo consiste em vários fatores e grupos onde cada pessoa tem seus próprios meios e teorias de observação. Cada pessoa observa as coisas ao seu redor de forma individual, buscando ter o controle das situações.
No filme isso fica bem claro quando Jason chega a alguns lugares, e logo observa as pessoas, os objetos, quem pode ser ou não uma ameaça para ele, tendo total controle de toda a situação do lugar que ele está.
No começo dos anos 20 e 30 foi feita uma pesquisa com os trabalhadores onde se via que eles poderiam trabalhar melhor socialmente de acordo com as necessidades. Eles se envolviam melhor em grupos diferentes. Os trabalhadores se sentiam realizados quando satisfaziam as suas necessidades e tinham um reconhecimento de seu trabalho.
No filme Jason Bourne é um assassino que tem como objetivo matar Nykwana Wombosi, só que no ato da missão ele falha, e não finaliza o mandato. Então a agência onde Bourne trabalhava inicia uma caçada atrás de Jason, que aos poucos se recorda de quem é.
O seu trabalho é satisfazer as necessidades das pessoas que estão no poder eliminando seus alvos, levando o crescimento e poder da agência.
Comparando os trabalhadores com o filme, a realização do mesmo é: A auto realização social, econômica e psicológica. O trabalho ganha uma dimensão muito grande em sua vida, estando sempre em primeiro lugar de suas escolhas e prioridades, mas também nota-se a necessidade de um bom convívio social, um emprego estável, e um salário fixo.
A realização no filme acontece quando Bourne descobre quem ele realmente era. Daí decide terminar com a sua antiga identidade e por fim seguir a sua vida deixando de ser um assassino, uma “propriedade do governo”.
Há também vários sistemas como o aberto e o fechado. O sistema aberto busca analisar tudo o que está acontecendo a seu redor para abranger os principais sistemas de um organismo. Seu objetivo é fazer com que os avanços dentro de uma organização estejam sempre em constante crescimento e comunicação. O sistema fechado já é o contrário, está em decadência, pois a falta de comunicação, visão de crescimento e estrutura, desestabilizam as empresas, levando a falência pela falta de sustentabilidade.
...