Resenha: Origens e a natureza da crise atual.
Por: Homero Amato • 8/5/2015 • Resenha • 363 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
Resenha: Origens e a natureza da crise atual.
No vídeo “Origens e a natureza da crise atual” explica alguns dos motivos da crise de 2011 que o Brasil estava passando. No mesmo, faz comparações com outros países mostrando as vantagens de desvantagens que o Brasil leva diante dos outros países. Comparando a situação fiscal do Brasil com a situação fiscal dos países da Europa, o Brasil tinha um superávit primário positivo e os países europeus nenhum deles tinha superávit primário e sim defect. primário. Mesmo em 2011 estando em crise e apresentando um superávit primário, o Brasil conseguiu conquistar a confiança do mercado.
Durante a crise de 2011 os Estados Unidos adotou uma ação aonde em meio de uma crise, ao invés de falar para a população gastar menos para poupar dinheiro, fez com que as pessoas gastassem e tivessem chance de financiar os gastos. Com esta medida, os Estados Unidos conseguiu aquecer a economia e desse ao americano a chance de ter o sonho realizado. Desta maneira os bancos conseguiam gerar mais crédito para a população e ao darem mais créditos sabiam que as pessoas gastariam mais.
Da mesma maneira que foi liberado mais crédito para a população houve a necessidade de fazer uma regulamentação para não criar bolhas de crédito. Uma bolha de crédito bancário acontece quando um banco empresta dinheiro para uma empresa e esta empresa renegocia o empréstimo com outro banco, porém este outro banco irá emprestar o dinheiro para outra empresa que poderá renegociar com o mesmo banco que emprestou pela primeira vez o dinheiro. Desta maneira o dinheiro sempre irá circular entre os bancos formando uma bolha de crédito. Alguns dos exemplos de bolhas bancárias são: crise mexicana no final de 1994, crise asiática de 1997, crise russa e brasileira de 1998 e a crise argentina de 2001 e 2002. Todas estas crises existiram devido ao excesso de crédito liberado ao mercado. Estas crises somente acabaram quando o FMI ou o governo americano, no caso da crise americana, interviram.
Ficou claro que a crise pode ser resolvida havendo uma regulamentação financeira entre os países. Desta maneira o dinheiro que circula entre os mesmo será gerenciado e amenizará uma crise como esta.
...