Resenha - A Natureza do Espaço
Por: augusto_toti • 6/6/2016 • Resenha • 886 Palavras (4 Páginas) • 1.239 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS
CENTRO DE ARTES E ARQUITETURA
ACADÊMICO: AUGUSTO BORGHETTI CHINELATTO DOCENTE: SANDRA BARELLA
PROJETO URBANO III 23/03/2015 2015/02
O Sistema técnico atual
O texto trata das evoluções dos sistemas técnicos, onde a maioria dos autores citados concorda com a divisão de períodos, desde a fase de execução sem embasamento e sem meios de comunicação, passando pela fase de técnicas aplicadas com histórico antepassado até chegar na fase de embasamento técnico, com meios de comunicação que possibilitam a transmissão de dados e otimização das técnicas. Ao ver de L. Mumford, um dos autores citados, os períodos podem ser divididos também pela utilização de diferentes tipos de matéria prima, cada um deles sendo decisivo para a evolução para o período seguinte. Porém, é a partir da Revolução Industrial, através das máquinas, que as técnicas passam por um momento histórico de transformação e evolução.
A partir deste momento, as máquinas também passam por evoluções, partindo do período onde a energia surgia de processos naturais até o surgimento de meios tecnológicos, com máquinas equipadas com motores elétricos.
Ao que se refere às técnicas e sua mutação, é certo afirmar que nenhuma técnica surge isolada, todas elas apresentam uma ligação evolutiva desde que aparecem, estabilizam-se como hegemônicas até serem substituídas por outro sistema de técnicas mais novo e moderno. Com o avanço das tecnologias, esses períodos têm se tornado mais curtos, uma vez que exijam novas invenções e para isso novos processos e novas técnicas de execução.
Este desenvolvimento ficou ainda mais acelerado após o estreitamento de relação entre a técnica e a ciência, que criou a base do que é hoje a globalização, a quem se atribui a interação e estudo para a criação de novos objetos. Todos os novos produtos e serviços da presente revolução científico-técnica são existente graças à comunicação através de seus variados meios.
O sistema atual é marcado pela rapidez de sua difusão, ou seja, a velocidade de adoção de das novas tecnologias é significativamente mais rápido que os modelos anteriores. Através dos meios modernos de comunicação, a informação alcança mais pessoas e abrangem mais áreas. Nesse sistema, é possível notar a existência de dois grupos de diferentes existências técnicas para a sociedade: elitistas e populares.
Enquanto a globalização e o sistema atual empregam flexibilidade, dentro de organizações é possível encontrar técnicas cada vez mais inflexíveis, em razão ao cumprimento das normas de ação, que variam sua rigidez de acordo com a produtividade almejada e sua competitividade, uma vez que o objetivo do mundo contemporâneo seja o lucro.
O texto afirma também que a tecnologia atual se impõe como inevitável, uma vez que sua difusão atinge níveis mundiais e também como irreversível, uma vez que foi implantada é impossível viver sem ela. Isso é facilmente notado, pois esta opera nos setores administrativos e financeiros, pois, segundo explica a autora sobre artificialidade, ela garante, através de objetos técnicos, eficácia nas tarefas diárias. Contrapondo a artificialidade, encontramos a definição de racionalidade, que apoia a construção de normas do ponto de vista lógico. Isso faz com que os sistemas técnicos funcionem de maneira coordenada, que abranja e atenda aos mais diversos tipos de pluralidade nos comandos.
...