Resenha Sobre Diálogo
Por: rosanemarks • 22/6/2016 • Resenha • 649 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
ROSANE DO E. SANTO MARQUES
DIÁLOGO
A PRIMEIRA COMPETÊNCIA NA GESTÃO DE CONFLITOS
MANAUS – AM
2016
[pic 1]
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
ROSANE DO E. SANTO MARQUES
DIÁLOGO
A PRIMEIRA COMPETÊNCIA NA GESTÃO DE CONFLITOS
Trabalho apresentado ao curso de Administração, como requisito para obtenção de nota parcial, referente à disciplina Estratégia de Negociação
Profº. Msc. Mario Jorge
MANAUS - AM
2016
ADIZES, Ichak. Como as crises de antigerência: diagnóstico e tratamento de problemas gerenciais, capítulo 5. São Paulo; Pioneira. 1979, p. 77-90.
Resenha
Diálogo: A primeira competência na Gestão de Conflitos
O diálogo dentro da Gestão de Conflitos trata-se de uma narrativa, onde são expostos vários tópicos sobre como podemos usar o diálogo de forma assertiva.
A princípio é relatada a história de um jovem chamado João Pedro, onde fala da sua vida profissional, que começa com vários obstáculos e situações difíceis, no qual terá que lidar. E daí vem a conquista de seu MBA, junto com sua nova posição no mercado como Gerente de TI. Em seguida começa a perceber os problemas em volta, e percebe que estar num ambiente altamente competitivo e aparentemente muito pouco amigável. Por isso João Pedro decidiu organizar os pontos difíceis com um meio estratégico, para lidar melhor com cada tipo de pessoa com quem trabalhava.
Na sequência, o Diálogo e a Gestão de Conflitos fazem uma exposição sobre a natureza do diálogo, segundo o livro, o diálogo efetivo é a chave de uma boa liderança, de uma boa administração e até de uma boa vivência com a família e os amigos. O diálogo também pode ser a conversação entre duas ou mais pessoas, que podem trocar informações e ideias.Tem domínio sobre como lidar com situações e pessoas difíceis, da melhor forma possível. Mas é na prática, que o diálogo pode ser a habilidade central de diversas capacidades que determinam, ou deveriam determinar, as habilidades de um verdadeiro líder e gestor, mesmo sabendo que os dois não são iguais.
Diante da história narrada há de se entender porque João Pedro tinha dificuldades de lidar com as pessoas em sua volta, devido à falta de comunicação que existia entre eles, no entanto, era uma equipe mal organizada e pouco produtiva.
Mas, a busca por conhecer a si mesmo e aos outros, não lhe desanimou, foi além de seus conhecimentos, a procura de um diálogo mais efetivo. Até porque, sabemos que há habilidades que trazem qualidade a um diálogo. Se soubermos usar o feedback adequadamente, e se ouvirmos ativamente, conseguiremos o que queremos, sem atropelos.
...