Resenha Sobre Globalização e Competitividade
Por: kethelenahmad • 9/11/2019 • Resenha • 662 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
Re sumo – Te ma: “G l obali zação e Competitividade ” .
Os rankings mundiais e sua competitividade
Érica Fraga realiza uma entrevista com Daniel Gómez Gaviria, líder de Pesquisa de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, sobre os resultados da globalização, os indicadores de competitividade, a produção e os fatores de produção entre outros temas. Gaviria fala ainda sobre como o tamanho do mercado brasileiro pode ser usado para gerar mais oportunidades e tornar o País mais competitivo.
A Globalização é o processo que estabelece a integração total ou parcial entre países do mundo todo. Através dela, empresas, países e instituições realizam trocas financeiras, culturais e comerciais.
O entrevistado aborda a ideia do avanço e consolidação da globalização atual. No conteúdo abordado no vídeo considera-se que a principal característica positiva da globalização é uma eventual quebra na desigualdade, claramente vista em países emergentes como a China, Ásia e Índia, onde houve uma queda significativa da pobreza além de um ganho para as elites globais. Para mais, acusa-se a globalização de uma exclusão econômica. Um dos grandes problemas atuais é a exclusão digital, onde países que não têm acesso às novas tecnologias estão condenados a ficarem cada vez mais isolados e tido apenas como fornecedores de matéria-prima.
Trump e seu discurso antiglobalização promete medidas para favorecer as atividades econômicas internas de seu país, com base na doutrina do Protecionismo, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Isso pode abalar quatro dos principais pilares da globalização: A livre circulação de pessoas; os acordos comerciais; A Divisão Internacional do Trabalho; e o processo de integração.
A competitividade é a capacidade em cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Ela impulsiona as inovações de seus concorrentes que a cada vez mais se tornam melhores em relação a outros países. Um país com maior competitividade é um país que consegue com maior facilidade, colocar os bens e serviços que produz, nos mercados externos, aumentando por isso as suas exportações.
A competitividade internacional é geralmente medida pela taxa de câmbio real.
O Institute for Management (IMD) é o responsável pela pesquisa mundial quanto à análise de rankings das competências de uma nação para proporcionar um ambiente que sustente a competitividade dos países. No relatório de competitividade são considerados quatro fatores principais. A eficiência empresarial; a eficiência governamental; a performance económica e as infraestruturas. Estes quatro fatores incluem outros vinte subfatores.
A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos. Os fatores de produção são definidos sejam como pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade. Sendo assim a produtividade é um dos fatores determinantes para o crescimento do País, gerando assim o bem-estar.
uma pesquisa feita pelo site UOL, revelou que o trabalhador brasileiro leva 1 hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano consegue realizar em 15 minutos. Sendo atualmente os EUA 3º posição no ranking mundial e o Brasil em 72º posição. Investir no processo produtivo com capital, trabalhadores, empregos, terras, aumentar a produtividade usando menos recursos e aproveitando ao máximo dos recursos escassos são fatores determinantes para o crescimento de um país.
...