Resenha critica Aloísio Schlickmann o Visionário que mudou a Economia e a historia de São Ludgero.
Por: Larissa Mauricio • 8/5/2016 • Resenha • 667 Palavras (3 Páginas) • 635 Visualizações
Livro: Aloísio Schlickmann o Visionário que mudou a Economia e a historia de São Ludgero.
Aluna: Larissa Purcina Mauricio
Curso: Administração 1° Semestre
Resenha Crítica
O livro “Aloísio Schlickmann, o visionário que mudou a economia e a historia de São Ludgero”, escrito pelo jornalista e publicitário Fernando Freitas, conta a historia de Aloísio, um menino simples de origem alemã, que cresceu trabalhando na roça, mas que persistiu no sonho de mudar de vida e com muita determinação tornou-se um grande empresário de sucesso da região. A ele atribuem-se também boa parte do desenvolvimento econômico, político, esportivo e social do município onde construiu seu grupo empresarial.
O autor traz em questão, como um homem, pode mudar sua vida e a historia de sua cidade, usando basicamente de: “Dedicação, Determinação, Disciplina e Deus”. “Os 4 D’s para o Desenvolvimento”, regras seguidas pelo próprio empreendedor e citadas por ele em uma entrevista. Fernando defende a tese de que o amor de Aloísio Schlickmann pela sua terra e o trabalho realizado em prol de seu desenvolvimento foram fundamentais para ela se destacar no esporte, e no ramo industrial (com o plástico), consequentemente desenvolver-se economicamente. Fernando diz que sua ideia era provar que o trabalho de uma pessoa pode mudar o destino, a economia e até mesmo a história de uma cidade.
Aloísio Schlickmann foi um jovem nascido em cidade São Ludgero, no meio rural e, desde cedo trabalhou duro, na lavoura com seus irmãos. A oportunidade de mudar de vida surgiu com a sua convocação para servir ao exército, assim ele pode formar-se em Educação Física. Retornando para sua cidade natal, permaneceu por 30 anos lecionando no colégio São Ludgero.
Aloísio conheceu sua esposa Teresinha Isabel Muller, (a mulher com quem permaneceu casado por quase 60 anos), no colégio São Ludgero enquanto ainda lecionava. Casaram-se em 1949 e tiveram 13 filhos.
Sua introdução no ramo do plástico inicia-se no ano de 1966, com a fundação de uma empresa de calçados plásticos, a Calçadinhos Plim.
Após certo tempo iniciou com a fabricação de alças para bolsas. O produto foi muito bem aceito no mercado, assim. No ano de 1973 a Calçados Plim Ltda, passa a dedicar-se somente a produção de alças para sacolas, passando a chamar-se de Incaplast.
Aloísio via a necessidade de produzir sacolas plásticas, porém, não tinha permissão para fabricá-las, já que o material essencial (polietileno) tinha cotas definidas pelo governo federal. Mas com a compra de uma recuperadora de plástico, e de extrusoras, iniciou-se a fabricação de mangueiras plásticas, um novo marco para a empresa. Com o sucesso e a fabricação de novos produtos, houve novamente a necessidade de mudar-se o nome, que passou de Incaplast para Incoplast- Indústria e Comércio de Plástico Ltda, mudando também a sede, para um lugar maior.
No ano de 1978 conseguiu a liberação da tão sonhada cota de polietileno e, sendo assim, a Incoplast traçou seu mercado. Com o passar do tempo à empresa tornou-se referência no mercado de embalagens flexíveis, sendo conhecida por sua excelência.
Em 1991 houve a criação da Copobras Descartáveis que atualmente lidera o segmento no país. Hoje o grupo possui 11 fábricas, empregando mais de 3000 colaboradores em todo o Brasil.
Com todo esse conhecimento sobre o mundo empresarial, e empreendedorismo que o “livro” nos passa, o autor não podia ter escolhido empresário melhor para representar a região, se não Aloísio Schlickmann; um homem de origem simples e humilde, mas um grande empreendedor e visionário, que desde cedo batalhou para mudar de vida e conseguiu muito mais que isso, pois além de construir um dos Maiores grupos do Ramo plástico do país, ele ajudou e muito sua cidade com forte influencia na economia e na historia de São Ludgero.
...