RESENHA CRÍTICA - O Homem que Mudou o Jogo
Por: Cristiano Bezerra • 5/6/2018 • Trabalho acadêmico • 373 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
ALUNO: CRISTIANO MARCOS ZACARIAS BEZERRA
PROFESSOR: CLAUDIO PILAR DA SILVA JÚNIOR
RESENHA CRÍTICA – O Homem que Mudou o Jogo
O filme em questão aborda a história de Billy e a forma como conduziu o seu time, o Oakland, durante um torneio. Em uma situação adversa, com a perda de três de seus principais jogadores, o treinador consegue por meio de um maior aproveitamento de seus atletas, resultados surpreendentes.
Ao considerarmos o filme como base para discursão de temas de interesse social, é importante destacar o papel da administração nas diversas etapas do processo em análise. A princípio é tida como a principal dificuldade a insuficiência de recursos na contratação de jogadores, o que implica uma decisão que exige certo planejamento. Que a partir de métodos estatísticos, desenvolvidos pelo seu analista Peter, monta uma equipe com foco no “todo” não no desempenho individual.
Cabe destacar também a ousadia do técnico ao contrariar as estratégias dos times da época no processo de formação da equipe, assim como, não hesitando na sua reformulação para alcançar o sucesso desejado, mostrando que em determinadas situações é necessário arriscar-se para obter o que se deseja.
O processo de transformação ocorrido durante o torneio deve-se principalmente a capacidade do líder em identificar as habilidades de cada jogador e os inserir de forma adequada, buscando conseguir resultados mais satisfatórios. Essa teoria é aplicada na nossa realidade e desenvolve segundo estudos uma qualidade considerável nas relações de trabalho.
Por fim, podemos identificar no filme, mais especificamente na figura do técnico Billy, vários elementos inerentes à figura de um líder, e sua atuação nas mais diversas relações é imprescindível para que se obtenha o objetivo esperado e principalmente de forma mais efetiva, por ser direcionado a partir de princípios científicos que fundamentam a administração, sejam eles, a necessidade de planejamento ou ainda a capacidade de reformulação, a partir de ferramentas que possibilitem detectar novos meios para obter o retorno esperado.
...