Resenha critica : Burocracia como organização, poder e controle
Por: suane123 • 4/8/2015 • Resenha • 416 Palavras (2 Páginas) • 3.146 Visualizações
[pic 1]
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FARIA, José Henrique de; MENEGHETTI, Francis Kanashiro. Burocracia como
organização, poder e controle. RAE, São Paulo, v.51, n.5, p. 424-439, set-out/2011.
2 RESENHA
Artigo de José Henrique de Faria e Francis Kanashiro Meneghetti analisa de que forma Maurício Tragtenberg e Fernando Cláudio Prestes Motta concebem a burocracia, estudando o entendimento de ambos sobre o assunto, levando em conta as características do tema segundo Weber.
Os autores procuram fazer contribuições para servir de inspiração a diversos estudos no campo das organizações, tais como as análises críticas, a economia política do poder e a psicodinâmica do trabalho. Examinando o percurso teórico de Prestes Motta e Tragtenberg, verificaram que leituras diferenciadas sobre a concepção de burocracia são possíveis e ambos escritores utilizam Max Weber como grande referência em suas obras.
É notável o anarquismo e o marxismo muito presente nas obras de Tragtenberg, seja de forma direta, como objeto de análise, ou indiretamente na estruturação dos fundamentos
[pic 2]
e das argumentações. Segundo o texto, Tragtenberg fez uma leitura aprimorada das idéias de Weber, preferindo não debater contra ele, mas refletir criticamente. Nas obras de Prestes Motta, há influência de autores como Marx e Weber, da teoria da psicanálise e interesse pelos estudos sobre cultura organizacional e cultura brasileira.
Tragtenberg entende a burocracia como um sistema racional construído da divisão do trabalho, tendo como princípio, os fins, e procurava entender como se defender do avanço da burocracia. Enquanto Prestes Motta procura esclarecer como a relação do sistema de produção capitalista com os elementos da infra-estrutura pode formar a burocracia.
Os autores do estudo definem as principais semelhanças entre Tragtenberg e Prestes Motta sobre o assunto. Ambos concordam que as principais características da burocracia são a impessoalidade, o formalismo e o profissionalismo originado da divisão do trabalho. O presente estudo indica que, tanto os trabalhos de Tragtenberg como os de Prestes Motta, apresentam a burocracia em três formas, sendo organização, poder e controle. Faz-se presente no texto, a visão separada, onde mostra que a burocracia como organização é estruturada na forma como o trabalho se organiza, sendo vista não apenas como produto, mas como processo de racionalização; a burocracia como poder sendo a condição de estabelecer relações de dominação e a burocracia com controle encontrando-se presente nas organizações produtivas e no Estado.
O artigo visa esclarecer o real significado de burocracia, por meio do entendimento de Tragtenberg, Prestes Motta e Weber sobre o assunto, deixando claro seus pensamentos presente em suas obras e analisando suas semelhanças, abordando de maneira inteligível tal tema, tornando possível o entendimento.
...