Resenha do Capitulo 10 : O Materialismo Histórico
Por: Jessica Warnock • 10/12/2019 • Trabalho acadêmico • 2.139 Palavras (9 Páginas) • 168 Visualizações
Resenha do Capitulo 10 : O Materialismo Histórico
O seguinte trabalho tem como objetivo desenvolver um aprofundamento a respeito do materialismo Histórico, tendo como principal fonte de pesquisa o capitulo 10 - O materialismo Histórico, escrito por Wilmar do Valle Barbosa, além disso utilizamos como estudo complementar os livros O capital de Karl Marx, Marxismo de Geoff Boucher, marxismo e filosofia de José Paulo Netto, alem de outras obras acadêmicas relacionadas ao tema proposto. A atividade foi desenvolvida no curso de Administração do Instituto Federal da Bahia, na disciplina de filosofia com o propósito de aprofundar os estudos dos assuntos apresentados no plano de curso da disciplina, e como esse conjunto de concepções influenciou a história da sociedade política, econômica moderna.
O texto O materialismo Histórico aborda definições e aspectos importantes da linha de pensamento criada por Friedrich Engels e Karl Marx, com o objetivo ideológico de realizar uma criticar o capitalismo, buscando o fim da desigualdade de classes e com isso uma sociedade mais justa esses pensamento teve como base a realidade econômica e política do da época (século XIX). O estudo do Materialismo Histórico vem sendo trabalhado por muitos pensadores ao longo da historia moderna. Segundo Robert Bayle Robert Bayle (1674) O termo materialismo, utilizado para designar toda doutrina filosófica que atribuiu causalidade somente à matéria.
Wilmar do Valle define no texto que o termo materialismo histórico passou a ser utilizado para designar o método de interpretação histórica proposto por Marx e se traduz em um modo de interpretação dos acontecimentos históricos, como que fundados em fatores econômicos sociais. Esses fatores econômicos eram determinantes para interligar indivíduos por sua força de produção, que alem de econômicos também poderiam ser técnicos, ou seja, eles definiam o quanto cada um poderia produzir seja por suas habilidades técnicas ou por seu poder aquisitivo. Com o crescimento do material oriundos dessas relações a sociedade acaba modificando sua forma de vida, e suas relações sociais. O conceito de materialismo é de uma ideologia que define que a matéria compõe todas as coisas, segundo o texto a dimensão histórica desse materialismo é derivada exatamente do fato de ele
assumir o fato de que a produção da vida material condiciona a produção da vida em sociedade.
Friedrich Engels foi um empresário alemão nasceu na cidade alemã de Barmen 1820, morou Manchester na Inglaterra, onde trabalhava na fábrica de tecidos da sua família, ele escreveu uma serie de obras voltadas para analise sociais, em conjuntamente com Karl Marx, juntos eles foram os principais fundadores e propagadores do pensamento pregados no Socialismo científico. Marx foi um sociólogo e jornalista que também nasceu na Alemanha 1818, em uma família de classe média, porem passou a maior parte de sua vida na Inglaterra, ele acreditava que os filósofos limitaram-se somente a interpretar o mundo, mas para ele o que realmente importa é realizar ações que de fato causem mudanças. Eles viveram em uma época que o mundo passava por muitos conflitos ideológicos e a sociedade buscava por igualdade, liberdade e justiça,no texto trabalhado o autor diz que na juventude eles vivenciaram um período onde os traços da revolução francesa tentavam ser extintos da Europa pela santa aliança, que era um grupo composto pelas principais potências da monarquia da Europa.
Segundo o texto, depois de Lenin, que foi um político e teórico russo que seguia as idéias marxistas, a expressão materialismo histórico passou a denominar o modo de tratamento dado por Marx aos assuntos que haviam sido alvo da atenção dos economistas clássicos. A economia clássica é o principal ponto de partida do pensamento econômico moderno, seus principais autores são, por exemplo, Adam Smith, os economistas modernos estudavam a produção e para isso usavam categorias tais como valor, trabalho e propriedade, segundo o autor, Marx entendia que eles entendiam essas categorias como abstrações estabelecendo verdades eternas e como consequência não possuíam a percepção que a produção de uma categoria é formada como ponto de partida da realidade, do concreto que é a produção social da vida. Karl Marx possuía em suas obras o objetivo compreender o sistema capitalista e com isso transforma a sociedade, entendendo esse conceito o autor do texto estudado apresenta que uma das análises feita por ele foi que os economista entenderam as categorias de uma forma que não era concreta, e com isso definiram como algo relativo à razão e aplicável a todas
as coisas, embora elas tenham sido concebidas a partir de uma sociedade com conceitos determinados historicamente, o autor diz que as críticas de Marx a economia clássica foi justamente encontrar um fundamento dessas questões estudas pelos economistas .
O pensamento marxista é baseado na forma como a sociedade se organiza para produzir aquilo que é necessário para sua existência, para garantir a satisfação das suas necessidades. Wilmar fala no seu texto que Marx define que satisfazer as necessidades humanas é uma condição histórica fundamental para homem, porém os homens não satisfazem suas necessidades verdadeiras, mas as criadas sobre a visão pré-estabelecida pela sociedade. Marx desenvolve a ideia de que a maneira como a economia de uma sociedade está organizada, vai determinar todas as demais relações sociais, por isso se compreende que as relações sociais nada mais são que relação de produção, já que todas as nossas relações possuem um determinante econômico para que elas aconteçam.
Segundo o texto o materialismo histórico são fenômenos intelectuais artísticos, políticos e jurídicos constituem uma superestrutura determinada em última instancia pela infraestrutura econômica. Portanto entende-se que para Marx todas as sociedades são formadas pela infraestrutura que está ligada a economia, é ela que determina a maneira que a sociedade se organiza culturalmente, e seria reflexo da estrutura econômica existente naquela sociedade essa estrutura econômica determina uma ideologia que se baseia na meritocracia para justificar as injustiças existentes na sociedade .
O materialismo histórico diz respeito totalmente ao papel dos fatores econômicos, visto como envolvendo uma relação entre as classes e a produção, nas explicações históricas. Esta é a contribuição mais importante de Marx para a pesquisa social cientifica contemporânea. (Boucher, Geoff, 2015 pag.16)
O autor do texto estudado, afirma que tanto Hegel como Marx utilizavam o método dialético na
...