Resenha o porjota
Por: Caudelvale • 13/11/2015 • Monografia • 408 Palavras (2 Páginas) • 2.589 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO - TG
CAROLINE MARQUES DA SILVA RA 1447947
IVANIR PEREIRA SILVA RA 1431232
ROSEMEIRE CROSSI RA RA 1429494
VERÔNICA SERDAS RA 1415481
POLO
FERRAZ DE VASCONCELOS
2015
LICENCIATURA EM ARTE VISUAIS
RESENHA CRITICA E ANALISE DE VIDEOCLIPE
CAROLINE MARQUES DA SILVA RA 1447947
IVANIR PEREIRA SILVA RA 1431232
ROSEMEIRE CROSSI RA RA 1429494
VERÔNICA SERDAS RA 1415481
POLO
FERRAZ DE VASCONCELOS
2015
Recentemente, Projota, musico e compositor lançou o videoclipe “O homem que não tinha nada” com participação da cantora Negra Li.
O videoclipe relata sobre a vida de um pobre trabalhador, casado, com 3 filhos chamado Josué.
O videoclipe é uma intertextualidade da canção, que usa o romantismo – narrativa, universo comum (Ann Kaplan) – que narra a história de Josué que era casado, pai, pobre e trabalhador que saía todos os dias para trabalhar e sustentar sua família; até que um desses dias ele foi assassinado. Usa-se também o socialmente consciente – ideologia, protesto (Ann Kaplan) – que protesta pela desigualdade social e marginalidade, “um homem que não tinha nada que foi morto pelo um homem que também não tinha nada só que tinha uma faca”.
Essas categorias (romantismo e socialmente consciente) ocorre de forma natural e até mesmo desapercebidas pois o público se aconchega e até mesmo se identifica com o enredo do curta, por mostrar um personagem que tem uma vida simples que vive em um ambiente hostil e com a junção da letra da canção, história do videoclipe, estilo musical do cantor e jogo de câmeras/cores nos faz chegar a uma reflexão.
Desigualdade social passa desapercebido pela sociedade, e só percebemos que ela existe quando ocorre algum crime. O que é falho.
Essa reflexão remete um clima melancólico, mesmo com o erro de desapercebemos a desigualdade ainda há esperança, assim como o videoclipe mostra que a vida continua com ou sem Josué e com o refrão da música “O ser humano é falho, hoje mesmo falhei, ninguém nasce sabendo, então me deixe tentar...”
Projota que é um cantor de rap - Rap é um estilo musical em que o texto é mais importante que a linha melódica e que causa grande impacto cultural por citar a realidade - nos conscientiza que mesmo com uma sociedade cheia de falhas, devemos sempre tentar ser alguém melhor.
...