Resenha palestra sustentabilidade
Por: Felipe Marino • 27/11/2018 • Resenha • 462 Palavras (2 Páginas) • 502 Visualizações
Resenha de Palestra
Evento: Relatório - II SAAP - Semana de Administração e Administração Pública da
Unicamp, “Empreendedorismo e inovação para a sustentabilidade”.
Pontos importantes:
- Sustentabilidade é atender as necessidades da geração presente sem comprometer as gerações futuras.
- O tripé da sustentabilidade se resume em sustentabilidade social, econômica e ambiental.
- Tripé deve ser equilibrado com a limitação do entendimento do homem sobre a natureza.
- Clean Tech tem dois tipos de tecnologia: As que não resultam em poluição e as que minimizam os danos ao meio ambiente.
- Cabe ao empreendedorismo e inovação diminuir ou extinguir as limitações das Clean Tech.
- Para fomentar a sustentabilidade social é necessário empreendedorismo que vise atender às necessidades de uma população cuja maioria não detém recursos suficientes.
- O Estado cumpre os papeis de regulador, elaborador de políticas favoráveis a sustentabilidade, incentivador e executor.
Resumo:
Nos dias 28 a 31 de ocorreu a na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp a Semana de Administração e Administração Pública, dentro dela foram abordados os seguintes temas: Financiamentos das Universidades Públicas, Empreendedorismo e Inovação para a sustentabilidade, Câmara municipal e a justiça do Órgão Público e Cidades Inteligentes. Para o fim proposto do exercício, o resumo é referente a palestra: Empreendedorismo e Inovação para a sustentabilidade.
A palestra, em seu começo, apresenta a definição de sustentabilidade contida no relatório Brundland (1987, ONU): “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações”. É também apresentado o Triple Botton Line do desenvolvimento sustentável: “Social, Econômico e Ambiental”, apresentando a importância do equilíbrio do triple botton line com a sustentabilidade forte: “Aceita que, até certo ponto, esta existe, mas considera que se o crescimento for acompanhado de escassez relativa cada vez maior de capital natural ele poderá ser inviabilizado”. Assim é exposto o desafio de conseguir esse equilíbrio entre um mundo sustentável e o seu desenvolvimento.
É apresentado estudos de caso que ajuda a definir o termo Clean Tech (Tecnologias que não resultam em poluição e/ou que minimizam danos ao meio ambiente), como por exemplo, o dos carros elétricos, que visa minimizar os danos ambientais. Outro exemplo é uma iniciativa empreendedora japonesa, que procura diminuir a quantidade produzida de lixo doméstico. A palestrante também utiliza do exemplo da palha de linhaça, para exemplificar a evolução da gestão sustentável, que agora os resíduos são tratados de diversas maneiras: reutilização, reciclagem, produtos secundários.
Também é relacionado o papel do Estado com o processo de empreendedorismo sustentável, onde assume as funções de: regular, elaborar políticas favoráveis a sustentabilidade, incentivar e executar. A palestra finaliza com as motivações do empreendedor sustentável apresentando um estudo de caso de um banco de microcrédito, trazendo a reflexão sobre o papel de nossas atitudes e o poder transformador de uma sociedade sócio ambientalmente responsável.
...