Resenha Palestra Coaching
Por: Analice_peppers • 5/4/2015 • Resenha • 478 Palavras (2 Páginas) • 586 Visualizações
TG – PEDAGOGIA – TURMA 2014 – 1º bimestre do 1º semestre de 2014
Leiam o texto abaixo extraído de:
KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças. Porto Alegre:Artmed, 2009, p. 23.
“AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES
Encorajar a escolha contribui para a participação das crianças na prática, pois esta oferece, em particular, oportunidades para a independência e interdependência; oferece tempo para pensar, para interagir, para se relacionar e para estabelecer conexões. Isto significa, reconhecer que uma ampla série de oportunidades e experiências devem estar disponíveis para apoiar a participação das crianças e para auxiliar as maneiras como elas aprendem e se envolvem umas com as outras e com os adultos.”
Escrevam um texto que relacione as disciplinas estudadas neste bimestre com o trecho acima.
RESPOSTA ESPERADA:
Segundo Keller (2007) o modelo de independência consiste em um conjunto de tendências psicológicas que separam o self (percepção de si) em construção do contexto social. Já a interdependência, é um conjunto de tarefas ou tendências psicológicas que conectam o self com outras pessoas.
Para o desenvolvimento do ser o meio em que ele vive é o ponto de partida para absorver conhecimento. As crianças em todas as fases desenvolvem aspectos físicos, psíquicossociais e de psicomotrocidade, os pais e a escola devem estar atentos as etapas de desenvolvimento delas para oferecer recursos, ferramentas, alternativas e oportunidades para que elas explorem, observem, conheçam e possam interagir com outras crianças, adultos e o meio ambiente, assim aumentando o conteúdo de informações e revelando os muitos universos que as envolvem.
Ao assumir esta responsabilidade, os princípios e referenciais que apresentamos as crianças serão seus direitos, que podem ser passados através das brincadeiras, pois estas são uma forma particular de expressão. Acesso aos bens socioculturais disponíveis, ampliando assim seu desenvolvimento das capacidades relativas à comunicação, pensamento, expressão, à ética, a estética e a interação social. A socialização da criança através das mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
Na educação infantil os objetivos são trabalhados de forma mais específica, procurando assim aprimorar ainda mais a socialização da criança, o desenvolvimento de suas capacidades da fala e motoras, a inserção ao mundo letrado, através da literatura e do faz de conta, às trocas de experiência dentro e fora da sala de aula, como aspectos de educação ambiental.
Favorecendo todos estes damos a oportunidade para que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si; descubram o próprio corpo e suas capacidades, utilizando assim as diferentes linguagens corporais; estabeleçam vínculos afetivos com outras crianças, professores e familiares; respeitem as diversidades culturais; mantenham-se motivados e curiosos sobre o mundo ao seu redor; respeitem e preservem a natureza; tenham liberdade de se expressar transmitindo suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades e tornem-se agentes transformadores do meio social em que estão inseridos.
...