Resenha Palestra Saúde Mental
Por: Brenda Torres • 17/3/2019 • Resenha • 348 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
MINI-CURSO: Técnicas de Intervenção em Saúde Mental
Muitas pessoas dedicam o seu tempo a sua saúde física, atividades do seu dia a dia e sobram a elas menos tempo para atividades que contribuiriam com seu crescimento pessoal e profissional, como formação profissional ou atividades de lazer. Os transtornos mentais estão entre os principais problemas de saúde no mundo e com isso cada dia mais estão tendo profissionais que estão se dedicando para intervir e ajudar a melhorar esses transtornos.
Entre os transtornos mais comuns estão:
- Ansiedade
- Mal-estar psicológico ou stress continuado
- Depressão
- Dependência de álcool e outras drogas
- Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia
- Atraso mental
- Demências
Os profissionais da saúde mental tem alguns princípios na ação na saúde mental, como priorizar as famílias com maior risco e que se encontram com maior dificuldade para enfrentar o problema, monitorar e acompanhar, passo a passo, cada paciente individualmente, tratar e apoiar o grupo familiar para que este possa lidar de modo mais salutar com seu membro mais doente e não retirá-lo do convívio como forma de “resolver” o problema e buscar e estimular parcerias no território para garantir o atendimento.
As diretrizes e estratégias de atuação na área de assistência à saúde mental no Brasil envolvem o Governo Federal, Estados e Municípios. Os principais atendimentos em saúde mental são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que existem no país, onde o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme o quadro de saúde de cada paciente. Nesses locais também há possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade, esses locais também atendem viciados em álcool e dependentes de drogas, não só pessoas com transtornos mentais, mas geralmente pessoas com transtornos mentais acabam indo pro vicio do álcool e das drogas.
Para as pessoas que convivem com pessoas que tem esses transtornos tiram-se alguns aprendizados como: Aprender a não produzir agressões, sejam físicas, com palavras ou com o descaso; Aprender a cuidar de si; Aprender a dar valor às realizações e saberes coletivos; Aprender a conhecer e aceitar as pessoas como elas são.
...