Resenha Sobre Sustentabilidade
Por: DJ Neto Skyline • 14/4/2017 • Resenha • 787 Palavras (4 Páginas) • 368 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPÁ
RUTH SARAIVA SILVA DE ALMEIDA
ORLANDO MOREIRA DA SIVA NETO
RESENHA
MACAPÁ-AP
2012
RUTH SARAIVA SILVA DE ALMEIDA
ORLANDO MOREIRA DA SILVA NETO
RESENHA
Trabalho apresentado á disciplina de Ecodesign do curso de Tecnologia em Design da Universidade Estadual do Amapá, sob a orientação da Profª. Laiza Ravena Medeiros e Medeiros.
MACAPÁ-AP
2012
MACEDO, Fernanda Busnardo e Cia. Sustentabilidade como requisito de design. Paraná, 2006.
Fernanda Busnardo Macedo, graduado na Universidade Federal do Paraná - UTFPR, no curso de tec. em Móveis.
Segundo os autores a sustentabilidade tem o objetivo de conservar os recursos naturais para que eles estejam disponíveis para os homens no futuro. E o design tem essa oportunidade de projetar os produtos pensando em sustentabilidade, pois ele faz parte integral do planejamento dos produtos do ciclo de vida que são a pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. Em todos esses ciclos o design pode pensar em uma melhor forma de produzir utilizando a sustentabilidade.
Essa necessidade de usar a sustentabilidade veio da observação da escassez de matérias primas e do excesso de lixo já existente, e se percebeu que se continuar nesse ritmo que está não haverá mais matérias primas e muito menos espaço para o lixo produzido por todos. Segundo Almeida 2002, na natureza todo material que se decompõe e reutilizado para alimentação de outro ser assim tudo é reciclado.
Todos os elementos do ciclo de vida estão interligados um dará conseqüência ao outro, ou seja, a distribuição, o uso, a função, o descarte vai depender do projeto e da matéria prima utilizada, pois só depois de definida que ela poderá definir outras alternativas de reuso ou reciclagem do produto.
Foram designados vários livros com o intuito de chegar ao material a ser utilizado para a construção dos móveis e professores especializados na área florestal e meio ambiente para avaliar a qualidade do objeto escolhido.
Os pesquisadores pessoalmente entrevistaram e gravaram as conversas dos especialistas os professores Márcio Pereira da Rocha, Alessandro Camargo Ângelo, Carlos Roberto Sanqueta, entre outros.
Os três aqui especificados defenderam com veemência a madeira Bracatinga.
Professor Marcio da Rocha, diz que “da madeira se retira material combustível sólido (lenha, carvão) e tira-se liquido (etanol, metanol), faz-se gás e ainda gera energia elétrica. As cinzas voltam para a floresta que é reciclagem de nutrientes”.
Já o professor Alessandro Ângelo diz que a bracantinga é a madeira do futuro, pois a mesma desenvolve-se bem na região sul (onde foi feita a pesquisa), não precisa de manejo excessivo e é uma madeira sustentável por ser rapidamente renovada e cresce muito bem nos arredores de Curitiba-PR (e não somente na Amazônia, como a maioria).
A defesa do professor Carlos Sanqueta alega que, bracatinga é uma bela matéria-prima para a confecção de mobiliário domestico, o melhor de tudo é que esse é um tipo nativo, diferente de outras, como pinho e eucalipto. Foi mais além ao afirmar que a Bracatinga ajuda no cultivo de outras espécies de plantas, pois fixa nitrogênio no solo, seqüestra carbono e é uma leguminosa com potencial de nutrientes.
...