Resenha recursos humanos
Por: silbrandolt • 23/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 976 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DE PESSOAS
BEATRIZ MARIA DA SILVA RA: 1560276377 – 4º semestre
ELIZABETH ARANTES RA: RA:1564223884 – 4° semestre
LUCILENE RODRIGUES RA: 1570204178 – 4º semestre
JUNIOR JOÃO RA: 1300345690 – 3º semestre
SILVANA OLIVEIRA BRANDOLT RA: 9930031960 – 4º semestre
INOVAÇÃO E APLICAÇÃO DE PESSOAS
PROFESSORA: ELIZABETH GELARDINE
SÃO PAULO
22/09/2016
BEATRIZ MARIA DA SILVA
ELIZABETH ARANTES
LUCILENE RODRIGUES
JUNIOR JOÃO
SILVANA OLIVEIRA BRANDOLT
INOVAÇÃO E APLICAÇÃO DE PESSOAS
RESENHA
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Inovação e Aplicação de Pessoas, ministrada no curso de Recursos Humanos na Universidade Anhanguera.
Orientadora: Elizabeth Gelardine
SÃO PAULO
22/09/2016
RESENHA DO TEXTO:
RODRIGUEZ, Martius Vicente RodriguesY e Ingrid Paola Stoeckicht "Gestão Estratégica do Capital Intelectual Voltada para Inovação", capítulo 1,
RESENHADO POR:
Beatriz Maria da Silva RA: 1560276377
Elizabeth Arantes RA: 1564223884
Lucilene Rodrigues RA: 1570204178
Junior João RA: 1300345690
Silvana Oliveira Brandolt RA: 9930031960
Universidade Anhanguera
Departamento de Recursos Humanos
Disciplina de Inovação e Aplicação de Pessoas
Docente Elizabeth Gelardine
Semestre 4º
GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL INTELECTUAL VOLTADA PARA A INOVAÇÃO
Os autores abordam o tema de capital intelectual como fator principal de estratégias para a evolução patrimonial e econômica dentro de uma empresa que busca crescer em um mercado competitivo.
O texto abrange de uma maneira clara e de fácil compreensão quando discorre a necessidade de investir e capacitar pessoas dentro da organização que tem como visão o objetivo de crescer e evoluir no mercado atual.
Explana de uma forma descomplicada os problemas que as organizações possui com sua complexidade e concorrência acirrada em uma competição global que cresce a favor do capital intelectual que o torna um ativo intangível de uma organização, tendo como principal ponto de apoio, as pessoas, e os ativos intangíveis os fornecedores, parceria se processos internos, infra-estrutura, tecnologia e educação tudo isso como cadeia de valores.
Assim, uma empresa bem sucedida compreende como as pessoas trabalham e o departamento técnico de informática (TI) poderá ajudar a desempenhar suas tarefas com mais eficácia.
A abordagem dos desafios que as organizações enfrentam para acompanhar as inovações, principalmente a intelectual humana, são problemas gerenciais que procuram solucionar de forma eficiente que possam alcançar seus objetivos, esses desafios são: uma estrutura organizacional flexível e fluida, motivação do capitão intelectual, desenvolvimento de lideres, desenvolvimento de uma visão organizacional com sua missão, objetivos, metas e estratégias capaz de alinhar seus colaboradores em direção a aprendizagem organizacional e à inovação.
As iniciativas e programas de ações que uma empresa deve desenvolver para melhorar sua estratégia e inovação está focadas nas competências essenciais de sua equipe, e a transformação dos conhecimentos contidos nos indivíduos, por isso, torna-se essencial que as empresas desenvolvam o processo de gestão de recursos humanos, visando a retenção do capital intelectual nas empresas por meio de sistemas e práticas específicas, tais como renumeração por competência, participação nos lucros.
Participação societária, pagamento de incentivos, reconhecimento pelo trabalho realizado e o empowerment dos colaboradores.
A capacidade que a organização tem de assumir riscos e aceitar eventuais fracassos é essencial, pois se torna excedente oportunidade para o aprendizagem e o desenvolvimento do capital intelectual individual e organizacional.
O estilo de liderança que são aplicadas nas empresas inovadoras é a liderança transformadora, isto é, aquelas focadas nas gestões de mudanças e no desenvolvimento das competências organizacionais dando poder aos colaboradores para a melhor solução de problemas.
A inovação desempenha novos processos internos e novas soluções para atender as demandas organizacionais implantando um esforço colaborativo e cooperativo de pessoas com conhecimento e know-how diferentes, tanto para dentro quanto para fora da organização, promovendo um processo continuo de aprendizagem em todos os níveis funcionais.
Outro fator abordado com primazia foi a liderança, do qual foram citados os autores Senge (1990), Chiavetto (2002), Nonaka e Takeushi (1997) e Tidd et al (1997), que discorrem o assunto como fundamental par a evolução dentro de uma organização, definem líder aquele que devem atuar como projetista, regentes e professores, focando continuamente em ensinar as pessoas a aprender e a cultura do aprendizado continuo, onde o líder é essencial par o sucesso dessa empreitada. Foram citadas também parcerias como uma forma de acrescentar, partilhar, o progresso da organização.
...