Resenha do Filme Recursos Humanos 1999
Por: Renara Rocha de Oliveira • 4/12/2022 • Resenha • 830 Palavras (4 Páginas) • 158 Visualizações
Resenha do filme Recursos Humanos
Discente: Renara Rocha de Oliveira
Direito Noite – Campus João Medeiros
O filme Recursos Humanos é de 1999, entretanto revela uma dinâmica social bastante atual que podemos ver inclusive no Brasil. Nele somos apresentados sob um contexto familiar que parece comum: Pais trabalhadores, investem na educação dos filhos para que estes possam ter vidas melhores que as suas e acreditam que isso é possível desde que o filho faça uma faculdade. Apesar disso, os valores dos pais são um tanto conservadores, passaram mais de 30 anos morando na mesma cidade, não desenvolveram competências pessoais seja para melhoria no trabalho ou como pessoas e vivem a rotina em uma cidade dormitório para uma indústria de forma muito automática, assim enxergando o mundo de forma quadrada não vêm outro caminho para seu filho mais velho além de trabalhar na mesma empresa, em um cargo mais elevado, ganhando mais.
Essa visão quadrada dos pais é a mesma que vemos em quase metade dos funcionários da indústria, que por saberem apenas viver para trabalhar na empresa, dia após dia, não conseguem imaginar outra solução além de acatar com as ordens dos patrões para não serem demitidos, levando-os a jornadas excessivas de trabalho braçal mecânico sem reclamações.
Apesar dos esforços de parte dos trabalhadores em manter um sindicato e passar informações importantes para os trabalhadores, muitos não se enxergam como uma classe ou iguais às pessoas do sindicato, pelo contrário, imaginam que o sindicato não serviria para nada além de atrapalhar as suas vidas e que o interesses dos donos da indústria seriam os melhores para as suas famílias, uma vez que eles pagam os salários e proporcionaram o sustento das famílias.
Nesse cenário, percebemos a chegada do filho mais velho pela família com muita alegria, uma vez que agora teriam um familiar ocupando um cargo superior na indústria, motivo para orgulho. No lar também há um filho mais novo, em idade infantil que é amado pelos pais de uma forma um pouco mais branda e afetiva do que fora criado o filho mais velho.
Esse jovem, ao chegar na indústria fica responsável por integrar o departamento de Recursos Humanos, cheio de conhecimento adquirido na faculdade acreditava que iria transformas a situação das pessoas para melhor, que estava ali para melhora da qualidade de vida dos funcionários, mas aos poucos vai descobrindo que na verdade será responsável e separar da imagem da empresa a medida de demissão em massa de vários funcionários.
Muitos funcionários assim como seu pai, trabalharam por mais de 30 anos ali e não sabiam fazer qualquer outra coisa para tentar uma requalificação profissional. Além disso, devido ao peso da idade que chegaram, não havia grande perspectiva de contração em outros locais.
A demissão em massa estava ocorrendo porquê seriam colocadas novas máquinas na indústria que dispensariam muitos funcionários e faria o serviço de maneira mais rápida e eficiente, assim a empresa entra com um acordo de reduzir as horas para 35h semanais. Inicialmente, todos foram a favor pois parecia benéfico, mas aqueles que concordaram com a medida tiveram que ver amigos e familiares sendo demitidos.
...