Resenha texto A História das Coisas
Por: jeanco02 • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
A História das Coisas
O ciclo das coisas contempla a extração, produção, distribuição e disposição, mas ele está incompleto e ocorrendo de maneira linear. Os governos deveriam promover o desenvolvimento do povo, mas o lucro das grandes corporações está alterando os conceitos e valores. O consumo como meio de vida, ocorre através da obsolência planejada, ou seja, os produtos estão sendo desenvolvidos para se tornarem inúteis e desnecessários o mais rápido possível e conseguem ainda ter alguma credibilidade através da obsolência percebida, somos convencidos a jogar coisas uteis fora, apenas pela mudança de sua aparência, somos sugestionados pela mídia e pelo marketing.
A extração dos recursos do planeta de forma predatória está consumindo mais do que o ele pode oferecer, os EUA além de utilizarem toda capacidade do seu território estão explorando os países de terceiro mundo.
A produção com utilização demasiada de energia e materiais químicos para produção de produtos, onde cada vez mais trabalhadores são expostos a situações insalubres. Esse ciclo chega até o consumidor, através da poluição e geração de produtos com alta toxicidade. As grandes potências como os EUA, migram suas indústrias poluidoras para os países de terceiro mundo de forma a maquiar seus processos, mas estão sendo afetadas pelas correntes de vento poluídas.
A distribuição e venda dos produtos contaminados com materiais tóxicos, possuem embutido no seu valor comercial a exploração dos recursos, a poluição e a exposição dos trabalhadores. Isso para que o consumismo se torne um meio de vida, ou seja, o consumo para satisfação pessoal e espiritual.
Logo o descarte de todos esses bens e produtos que nos alimentam, estão gerando muita poluição através dos aterros e incineração. A reciclagem é um bom caminho, mas não é o suficiente, precisamos transformar o ciclo linear, em fechado, diminuindo o desperdício dos recursos naturais e de pessoas, consumindo menos energia, utilizando fontes renováveis e fortalecendo conceitos como a sustentabilidade e equidade.
No Brasil estamos caminhando para um caminho ainda pior, com toda nossa riqueza de recursos, estamos utilizando-os de maneira indiscriminada, com pouco investimento nas fontes de recursos e energia renováveis, na devastação da Amazônia, e resquícios de trabalho escravo. Somos ainda reféns de um sistema político altamente engessado, que mantém milhares de pessoas sugando recurso e ainda favorece a construção de cartéis corruptos por interesses partidários. Um povo com pouco acesso a informação e cultura que elege seus líderes através do paternalismo político.
...