Responsabilidade Social
Por: juhlopes • 30/10/2016 • Trabalho acadêmico • 7.194 Palavras (29 Páginas) • 205 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ÃO PAULO - SP
2016
- Ricardo Ramos Pereira da Silva B809HC-9
AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do quarto bimestre, em disciplinas do 4º semestre, do curso de Administração de Empresas da Universidade Paulista, sob orientação da Mestre em Gestão de Pessoas.
Orientador: Adriana Paz
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de pesquisa que iremos abordar neste conteúdo é o que vem a ser Responsabilidade Social e sua forma de atuação dentro das organizações, dando ênfase também a Responsabilidade Social no Brasil através de Politicas Pulicas e a ação das ONGs e sua contribuição partindo de uma esfera interna para conhecermos a participação Global e suas diretrizes na redução da pobreza, melhoria da gestão publilca, redução de consumo e mudanças climáticas.
A participação mais atuante e colaboradora da sociedade é muito relevante para a melhoria política e cidadã. Se faz necessário definir diversas condições que estão interligadas e dizem respeito ao contexto socioeconômico, a cultura política local, a capacidade e a vontade de diversos grupos, comunidades, instituições públicas e privadas.
Ao observarmos os últimos anos de convivência com o tema Responsabilidade Social, podemos ter certeza que ainda há de se trabalhar muito para a disseminação tanto em nível empresarial como individual, uma vez que responsabilidade social começa em casa com a mudança de atitudes, pois como somos consumidores automaticamente o consumo gera um impacto e se faz necessário tomarmos essa iniciativa. Podemos dizer que ser socialmente responsável significa nos preocupar com os impactos que as atividades econômicas a serem realizadas por nós trarão ao nosso entorno.
Esses impactos podem ser positivos e negativos e estar relacionados diretamente a questões sociais, culturais e ambientais.
A Responsabilidade Social começa com o conhecimento e posterior defesa dos direitos e deveres dos cidadãos, começa então a importância de se conhecer de forma mais ampla os seus direitos sociais, bem como os mecanismos de atuação em prol da universalização dos direitos.
Responsabilidade Social promove o bem-estar interno e externo de uma forma voluntaria. Não deve ser confundida com ações compulsórias impostas pelo governo ou incentivos externos.
Revisão Conceitual
Para entender o que é, qual significado e a importância de Responsabilidade Social Empresarial que a tem como uma estratégia empresarial, existem estudos realizados através de práticas filantrópicas, que foi onde nasceu a responsabilidade social empresarial, onde empresários retribuíam para a sociedade os ganhos que obtinham em suas empresas, uma ação em prol da cidadania, com consciência social e dever cívico. Por ser uma intervenção social e direta, a responsabilidade social empresarial para uma organização, com estratégia que busca retorno econômico, é uma ação transformadora para os problemas da sociedade. MELO NETO E FROES (2001).
Conforme ASHLEY (2004), o conceito da responsabilidade social tem vários significados, onde para alguns pode representar responsabilidade ou obrigação legal e para outros se relaciona ao comportamento eticamente responsável ou a uma contribuição caridosa. Pode ser definida também, como um compromisso da organização para a sociedade por meio de atitudes positivas, que assumem obrigações de caráter moral e melhoria de vida para seus empregados, famílias e comunidade em geral. Deduzindo assim, resultado, de pesquisas e criticas que a empresa recebeu no seu campo social, ético e econômico, tão importante quanto à qualidade, tecnologia e a capacidade de inovação.
De acordo ODED GRAJEW (http://portalvr.com/portal/social/index.php), a responsabilidade social é um importante fator de mudança nas empresas e através desse fator pode promover mudanças sociais gerando para o país uma prosperidade econômica, onde as empresas em relação ao meio necessitam se adequar a essas mudanças caso queiram sobreviver no mercado.
Isso também requer mudanças culturais, para que não ganhe uma parte e outra perca, entre empresas e parcerias. Através dessa reflexão as partes pontuam-se em preservarem o comprometimento com a ética e a cidadania.
O conceito citado pelo CONTEXTO (21/09/04, www.contexto.com.br ), relata que a responsabilidade social é um de planejamento sistêmico de ações estratégicas de canais internos (relacionamento dentro organização), canais externos (relacionados com a sociedade) e seus públicos de interesses.
Para o coordenador geral do Instituto ETHOS, ITACARAMBI (21/09/04, http//empresas. globo. com), mostra que a responsabilidade social é muito mais do que ação social para a comunidade, sendo um processo de aprendizagem na mudança de comportamento e cultura. A organização contribui para a sociedade independente de suas crenças e opiniões, proporcionando condições ideais de trabalho para seus colaboradores e meio ambiente.
Como MELO NETO E FROES (2001), a idéia de ser socialmente responsável reflete na ação da empresa a favor de todos que fazem parte da vida em sociedade, na qual são os grupos de interesses: indivíduos, governo, empresas, grupos sociais, movimentos sociais, igreja, partidos políticos e outras instituições.
Conforme COSTA (www.pauloangelim.com.br 21/09/04), as empresas com a responsabilidade social, consistem em participarem de ações sociais na comunidade em que está envolvida, diminuindo danos ambientais provenientes da atividade que faz.
Ë necessário para as empresas estarem investindo também no bem estar de seus funcionários com ambientes agradáveis, dando retorno aos seus acionistas e satisfazendo os seus clientes e assim ser uma empresa socialmente responsável.
O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, em 1988, afirmou que a responsabilidade social é o comprometimento ético em relação à qualidade de vida de seus empregados, familiares e da comunidade local e sociedade, para uma organização.
Ainda de acordo com o Instituto ETHOS (10/07/2004 www.ethos.com.br), responsabilidade social esta sendo uma forma de conduzir os negócios, onde as empresas se tornam parceiras do desenvolvimento social ouvindo os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e os incorporando ao planejamento de suas atividades.
De acordo com SERAVALLI (www.crespsbc.org.br 14/10/2004), a responsabilidade social esta sendo uma maneira administrar os negócios da organizações. As empresas socialmente responsáveis têm a capacidade de ouvir os interesses dos stakeholders, tornando-as co-responsáveis pelo desenvolvimento social.
Para a organização a responsabilidade social sendo uma das principais estratégias, vem alavancando o seu crescimento econômico. ASHLEY (2004).
Em seu artigo, a CONTEXTO (www.contexto.com.br, 21/09/04), ainda relata que responsabilidade social sendo vinculada com a gestão de negócios, tem que estar implementada com a filosofia negocial, e não apenas aos relacionamentos determinados, mas também englobando todos os públicos de interesse da própria sociedade.
A responsabilidade social vem sendo uma integração dos indivíduos com os coletivos, um processo continuo de conscientização para uma sociedade melhor, e como uma filosofia vem sendo uma maneira das empresas continuarem vivas no mercado. (SCALIONI 17/10/04, http:portalvr.com/portal/social/index.php)
O Instituto ETHOS (17/10/04), ainda relata que responsabilidade social vem sendo um caminho contra as injustiças, abrindo novos caminhos com um relacionamento padrão com o publico que interagem com a empresa. Como um efetivo compromisso com a ética e sustentabilidade social e ambiental, constroe um mundo melhor para todos, sendo mais amplo que uma filantropia, que junto com a comunidade forma uma parceria digna e transparente, possibilitando a empresa e a comunidade usufruir dessa união.
OLIVEIRA (2002), cita ser um objetivo da empresa somado a sua atuação econômica. Como agente social e não somente econômico, uma empresa que se preocupa com a sociedade, com o meio ambiente e com a qualidade do homem em si, acaba tornando-se uma empresa cidadã.
KISIL (2002), cita que a responsabilidade social esta incorporada na empresa que vem aplicando não somente o que as leis determinam, mas atuando com ações sociais na comunidade que esta inserida, podendo ser diferenciadas praticando o bem social como seu papel na sociedade.
Ainda de acordo com GRAJEW (2000), onde cita que para a responsabilidade social não existe um novo conceito, e sim um novo olhar, novas maneiras de compreender as questões de envolvimento entre o indivíduo e a empresa para que a organização incorpore as ações sociais, na dinâmica empresarial e atinja assim o sucesso desejado.
Para BORGER (2001) o conceito de responsabilidade social vem sendo relacionado ao reconhecimento de que as decisões e os resultados de atividades alcançam um universo de agentes sociais mais amplo do que compostos por seus sócios e acionistas.
Para o SENAC (www.pr.senac.br 2004), a responsabilidade social também vem sendo uma nova maneira de conduzir os negócios, por ser um processo educativo que evolui no tempo e terá sempre algo a ser feito, nunca ira se esgotar. Um compromisso ético voltado para valores, para todos os públicos que a organização tem relacionamentos.
...