Responsabilidade Social
Por: Thays Ferreira • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 5.076 Palavras (21 Páginas) • 207 Visualizações
2.1 Origem
O tema Responsabilidade Social surgiu do entendimento de que as empresas não devem se preocupar apenas com a maximização dos lucros, geração de empregos e pagamentos de impostos, mas também com seus funcionários, acionistas, parceiros, meio ambiente e a comunidade que está inserida.
As primeiras discussões a respeito do tema Responsabilidade Social aconteceram no período de transição da economia agrícola para industrial, da evolução tecnológica e a da ampliação da ciência nas organizações de trabalho. Pois toda essa mudança causou diversos problemas dentre eles a degradação da qualidade de vida, longas jornadas de trabalho que chegava a durar até doze horas por dia, salários baixos, precariedade das relações de trabalho, aumento dos problemas ambientais como poluição global pelos gases poluentes eliminados nas fabricas, o aumento da produção do lixo, desmatamento, canalização dos córregos, a poluição dos rios e o desmatamento. Como também a destruição de vilarejo para a construção de centro industrial. (Tenório, 2006)
E diante desses problemas começaram a surgir movimentos que fiscalizavam as ações das empresas principalmente em relação da mão de obra escrava e condições deploráveis de trabalho, movimentos ambientalistas e manifestações exigindo que as empresas e o governo tomassem uma medida para solucionar os problemas causado pela industrialização. Na década de 50 foi acordado que as empresas seriam responsáveis pelas ações sociais e pelas propriedades e as empresas pela maximização do lucro, geração de empregos e pagamentos de impostos pois eles compreendiam que dessa forma estaria cumprido suas responsabilidades sócias. E partir da década de 90 tanto o governo como as empresas passaram a praticar ações sociais em todos campos, seja ele, econômico, social e ambiental. Percebeu-se também que as empresas começaram a ver a Responsabilidade Social como uma estratégia para gerar melhores resultados. (Oliveira,2013)
Figura 1- Convergência dos diversos movimentos de Responsabilidade Social
[pic 1]
2.2 Conceito de Responsabilidade Social
Responsabilidade Social segundo (FRIEDMAN, 1962) não passa de contribuições de caridade que a empresa deve oferecer aos seus empregados. Para (ZENISEK, 1984) é o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade em geral. Já (Richard Eells, 1984) e (Clarence Walton, 1984), diz que a responsabilidade social está ligada a questões e princípios ético. E (Howard Bowen, 1984) admite, que a Responsabilidade Social é a obrigação do empresário de adotar práticas, tomar decisões e acompanhar linhas de ação desejáveis segundo os objetivos e valores da sociedade. Contudo a Responsabilidade Social e composta por todos estes fatores aqui apresentados, além de outros conforme se verá a seguir.
Inicialmente a Responsabilidade, para Friedman (1962) e Jensen (1998) era entendida apenas como algo ligado diretamente ao negócio da empresa. E o investimento em práticas de responsabilidade social somente se faz válido quando está ligado diretamente ao negócio focal da empresa, ou seja, gerar lucro aos acionistas. Pois segundo os autores a principal função da empresa é gerar valor para os acionistas.
Já Carroll(1979) amplia a perspectiva ao dizer que responsabilidade social das empresas compreende as expectativas econômica, legais, éticas e discricionária; 1) têm a obrigação de produzir bens e serviços que atendam aos anseios sociais dos consumidores, ao mesmo tempo em que produzam benefícios financeiros para si; 2) devem promover suas atividades fins, mas sempre obedecendo à legislação em vigor; 3)devem atender às expectativas dos consumidores por meio de condutas não especificadas por leis, como costumes, normas e valores sociais; e, finalmente, 4)devem desenvolver trabalhos voluntários seja para aqueles que não tragam nenhum retorno, ou em benefício para empresa.
No Quadro 1, apresenta-se a variedade de conceito expressados sobre o tema, que é decorrente da complexidade e multiplicidade que o tema abrange.
Quadro 1 – Conceito de Responsabilidade Social
Conceito | Autor e Ano |
Responsabilidade social é a capacidade de a empresa colaborar com a sociedade, considerando seus valores, normas e expectativas para o alcance de seus objetivos. | (OLIVEIRA, 1984) |
Responsabilidade social é um comportamento antimaximização de lucros, assumido para beneficiar outros que não são acionistas da empresa. | (FRIEDMAN, 1962) |
É uma estratégia organizacional que visa: a) aumentar o desempenho financeiro das empresas; b) sanar eventuais problemas sociais; c) responder a pressões sociais e governamentais; ou ainda, d) melhorar a imagem corporativa e o valor da marca das empresas. | (Annadale; Taplin, 2003), (Abrams, 1951), (Ventura, 2003), (Joseph; Parkinson, 2002; Wolf, 2001). |
A responsabilidade social corporativa pode ser entendida como a preocupação dos responsáveis pela empresa em tomar decisões e implementar ações que contribuam tanto para o bem-estar e interesses da sociedade quanto para o alcance dos objetivos da organização. | (DAFT, 1999; SOUZA e FERREIRA, 2010). |
Responsabilidade social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. | Instituto Ethos (2011) |
A responsabilidade Social (RS) também pode ser vista como fruto do comportamento ético, pois responsabilidade social é em essência um termo moral que implica obrigação para com alguém ou alguma coisa. Esse conceito pode ser visto nas definições sobre RS segundo o Instituto Ethos, da norma da Norma NBR 16001:2004 e da norma ISO 2600. A responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e o meio ambiente. As relações entre ética empresarial e responsabilidade social serão discutidos no tópico a seguir. (BUCHHOLZ; ROSENTHAL, 1999)
...