Responsabilidade social
Por: PatyeMah • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 318 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RESPONSABILIDADE SOCIAL
São Paulo
2012
FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Fernanda Cristina Santos Franco
Irene Roberta Caracho da Costa
Márcia Cristina Gomes dos Santos
Marcos Diogo Silva
Maytê Tachdjian Alexandre
Patricia da Silva
Tamires de Almeida Peixoto
RESPONSABILIDADE SOCIAL
[pic 1]
São Paulo
2012
INTRODUÇÃO
A responsabilidade social é quando as empresas decidem implantar voluntariamente um programa dentro ou fora da empresa, para contribuir com atos e atitudes que afetam positivamente a sociedade e o meio ambiente. Independente da empresa ser de grande, médio ou pequeno porte ela tem uma importância na economia e no desenvolvimento do país, com isso é gerado empregos. Por isso é essencial que as empresas sigam os procedimentos corretos de obrigações e deveres dentro e fora da empresa, e não fujam da ética profissional e da sustentabilidade. É necessário que as empresas tenham consciência que não há responsabilidade social sem ética, um exemplo bom é a transparência nas ações, e com a sociedade, preservando os recursos ambientais para as novas gerações.
Segundo Patrícia Almeida Ashley: Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, [...] agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. A organização [...] assume obrigações de caráter moral, além das estabelecidas em lei, mesmo que não diretamente vinculadas a suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos. (AsHLeY, 2002, p.98)
DEFINIÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E SUA RELAÇÃO COM AS ORGANIZAÇÕES
Pode-se dizer que sustentabilidade são ações e atividades humanas que tem o objetivo de suprir as necessidades atuais dos seres humanos, mas sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento do país sendo ele econômico ou até mesmo material, mas tudo isso sem agredir o meio ambiente sempre usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro, deste modo a humanidade pode garantir um desenvolvimento sustentável.
Mas para que possamos desfrutar de um desenvolvimento sustentável é preciso que as empresas façam sua parte também, usando materiais naturais, pensando em produzir sem que a natureza pague com as consequências, pensando também em maneiras que possam reduzir seus custos com matérias mais baratos e recicláveis, adotando medidas de reciclagem, plantio de árvores e venda de resíduos sólidos.
Uma medida que pode trazer bastante resultado para a empresa, é a redução de gastos com matérias-primas por meio de reciclagem, este processo reaproveita os resíduos que seriam descartados no lixo. Outra maneira seria o plantio de árvores em lugares desmatados, isso pode trazer muitos benefícios para a população agregando assim uma boa imagem da empresa conquistando mais clientes. A venda de resíduos sólidos que não da para ser reaproveitado numa mesma empresa, pode ser vendido para que outra produtora possa reaproveitar este resíduo para a fabricação de seu produto.
Podemos perceber que esta consciência sustentável esta em grandes empresas, mas é preciso que seus funcionários e toda população estejam cientes desta mesma importância para que possamos fazer um planeta mais sustentável sem prejudicar as próximas gerações que poderá ser nossos filhos, netos e afins.
OS SETE VETORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Os sete vetores da responsabilidade social são os principais pontos de atuação da mesma, eles são as diretrizes para que ocorra o gerenciamento nas organizações. Falaremos brevemente de cada um deles:
V1 – Apoio ao desenvolvimento da continuidade no qual atua:
O principal foco desse vetor, é o de incentivar a organização à apoiar ao máximo a comunidade no meio em que se vive, procurando desenvolvê-la e fazendo-a crescer.
V2 – Preservação do Meio Ambiente
Este é o único vetor que pode ser ligado diretamente a dimensão ambiental da sustentabilidade. Um exemplo é a preocupação especial no caso da cidade de Três Coroas, onde destina os resíduos da indústrias calçadistas que é sua principal atividade para um aterro sanitário. A logística reserva e realiza o recebimento, a triagem e a venda dos resíduos e com isso promovem a preservação do meio ambiente.
Hoje é realizado varias pesquisas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a fim de achar mais desses resíduos perigosos para ser reciclado.
V3 – Investimentos no bem-estar dos funcionários e dependentes e em um ambiente de trabalho agradável.
Refere-se a empresas que investe no bem estar de seus funcionários e em um ambiente agradável, pensando nos colaboradores e nas condições físicas, a empresa oferece alguns minutos depois do almoço para fazer uma ginástica laboral ou uma massagem, cria programas de saúde, para otimizar a saúde dos empregados.
V4 – Comunicações transparentes.
A comunicação entre a organização e as partes com que ela interage só será saudável quando houver transparência, objetividade e nas informações transmitidas, tanto na comunicação interna quanto na externa.
V5 – Retorno aos acionistas;
É de suma importância os acionistas terem um retorno, tanto na parte financeira quanto na imagem de responsabilidade e de sobrevivência de longo prazo, uma vez que eles também fazem parte da organização.
V6- Sinergia com os Parceiros;
...