Resumo Guia
Por: leo.dclauz • 26/9/2016 • Resenha • 289 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
Curso de Administração
Conhecimentos Linguísticos Aplicados
GUIA PARA UMA LINGUAGEM PROMOTORA DA IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[1]:
RESUMO DO CAPÍTULO 1. A ESPECIFICAÇÃO DO SEXO
Leonardo Fernandes Lauz
Pelotas, 22 de setembro de 2016
1. A ESPECIFICAÇÃO DO SEXO
A Especificação do sexo é um recurso que explicita, na linguagem escrita, o gênero utilizado no desenvolvimento do texto redigido.
O modo mais eficaz no ponto de vista da visibilidade e simetria é a utilização de forma dupla no lugar da generalização de certos termos como pais, filhos e avós, passando para os termos pai e mãe, filhas e/ou filhos e avó e avô, respectivamente. Por conveniência, é adequado alternar a ordem dos gêneros, a fim de que nem sempre o masculino anteponha o feminino.
O emprego de barras é um método já utilizado como substituição de formas duplas, com a finalidade de deixar o texto reduzido, sem perder sua estrutura de base. Pode ser utilizado para separar o artigo, no caso de substantivos com a mesma forma nos dois gêneros, como pode ser visto no emprego de “a/o cliente”, fazendo distinção entre os gêneros sem modificar o substantivo. Também pode ser aplicado no caso do substantivo ser flexível ao gênero como exemplo “o/a condutor/a”.
Existe grande incidência da utilização de parênteses para pluralizar o gênero, porém não parece ser a forma adequada de utilização, pois sugere a possibilidade de interpretação da menoridade feminina.
...