Resumo PMBOK
Por: Christiene Oliveira Rocha • 1/12/2015 • Seminário • 5.876 Palavras (24 Páginas) • 380 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
ENTREGA PARCIAL
RESUMO - GUIA PMBOK
Aline Oliveira
André Luis Oliveira
Daniel Luiz
Gustavo Leite
Renan Porto
Juiz de Fora, 16 de abril de 2014
Capitulo 1
O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Este fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos individuais, definindo o que é gerenciamento e conceitos relacionados, além de descrever o ciclo de vida do gerenciamento de um projeto, mas sem apresentar metodologia.
O conhecimento e praticas descrita por este são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo. É inquestionável a utilidade do PMBOK e suas ferramentas, habilidades e praticas em um projeto que procura alcançar os seus objetivos. Os criadores do Guia (Project Management Institute – PMI) consideram esta norma como uma referência básica (não é abrangente nem completa) de gerenciamento de projetos para seus programas de desenvolvimento profissional e certificações.
Tendo em vista que o capitulo 1 trabalha como introdução ao Guia PMBOK e que até o capitulo 3 funciona de modo a nivelar os usuários deste para um melhor entendimento dos seguintes, precisamos deixar bem especificados alguns conceitos:
Projeto: esforço temporário (com inicio e termino definidos) empreendido para criar um serviço, produto ou resultado de caráter exclusivo. O término é alcançado quando os objetivos são alcançados ou quando o projeto é encerrado, bem como a denominação como temporário não significa de curta duração.
Os projetos empreendem todos os níveis organizacionais e podem ter diversos interesses como o econômico, ambiental e social.
Gerenciamento de Projetos: Aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas as atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento inclui a identificação dos requisitos, adaptando as diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas, bem como o balanceamento das restrições conflitantes do projeto (não limitadas ao escopo, cronograma, orçamento, qualidade, recursos e riscos).
O ato de gerenciar é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 42 processos agrupados logicamente abrangendo 5 grupos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento - controle e encerramento. Deve ser salientado também que o plano de gerenciamento de um projeto é iterativo e passa por uma elaboração progressiva no decorrer do ciclo de vida de um projeto.
Em relação ao gerenciamento de projetos, de programas e portfolios, temos que as estratégias e prioridades organizacionais estão vinculadas e possuem relações entre si. O organizacional impacta o projeto através da priorização de um projeto baseado em risco, financiamento e no plano estratégico da organização.
O gerenciamento de portfolio se refere ao gerenciamento centralizado de um ou mais portfolios (conjunto de projetos, programas ou outros trabalhos que são agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de se atingir os objetivos) que inclui a priorização, autorização, gerenciamento, identificação, programa e outros trabalhos relacionados. Concentra-se em garantir que os projetos sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos e que este seja consistente e esteja alinhado as estratégias organizacionais.
O gerenciamento de programas (grupo de projetos) é definido como o gerenciamento centralizado e coordenado de um programa para atingir os objetivos e benefícios estratégicos do mesmo. Se concentra nas interdependências do projeto e ajuda a determinar a melhor abordagem para gerencia-los
Os projetos são normalmente resultados de uma ou mais necessidades: demanda de projeto, oportunidade/necessidade estratégica de negócios, solicitação do cliente, avanço tecnológico e requisito legal.
Temos também que um PMO (Project Management Office – escritório de projetos) é um corpo ou entidade organizacional a qual são atribuídas varias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. Sua principal função é dar suporte aos gerentes de projetos de diversas maneiras, como: orientação, aconselhamento, treinamento, supervisão; monitoramento de procedimentos, procedimentos e modelos padrões de gerenciamento; identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões de projeto; coordenação das comunicações entre projetos.
Os gerentes de projeto e PMO’s buscam objetivos diferentes por isso são orientados por requisitos diferentes, mas utilizam desses esforços para estarem alinhados com as necessidades estratégicas da organização.
As operações são uma função organizacional que realiza a execução continua de atividades que produzem o mesmo produto ou fornecem um serviço repetitivo, são esforços permanentes que geram saídas repetitivas, com recursos designados a realizar basicamente o mesmo conjunto de atividades. Os projetos exigem um gerenciamento de projetos enquanto que as operações exigem gerenciamento de processos de negócios ou gerenciamento de operações. Estes podem se cruzar em vários pontos durante o ciclo de vida do produto como no desenvolvimento ou atualização de um novo produto, no encerramento destes, melhoria de operações ou do processo de desenvolvimento do produto, bem como a venda de ativos das operações no final do ciclo de vida.
Em cada ponto as entregas e conhecimento são transferidos entre o projeto e as operações para a implementação do trabalho entregue.
O gerente de projetos é designado pela organização executora para atingir os objetivos do projeto, sendo que este tem uma função diferente de um gerente funcional ou gerente de operações. Dependendo da estrutura organizacional um pode se reportar ao outro e vice-versa e ao final se reportar a um gerente de portfolios ou programas que é na ultima instancia, o responsável pelos projetos no âmbito da empresa.
...