Resumo Sobre Economia Administrativa
Por: Ligia Santana • 2/12/2018 • Trabalho acadêmico • 412 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
2. Demanda final é a somatória do consumo + gastos do governo + FBKF (Formação Bruta de Capital Fixo) + Variação de estoques + exportações. Demanda total é a somatória dos consumos intermediários (matriz insumo produto) + Demanda Final (consumo + gastos do governo + FBKF (Formação Bruta de Capital Fixo) + Variação de estoques + exportações).
Eles são calculados assim:
Demanda final = (C + G + FBKF + Variação de estoques + X).
Demanda Total = consumos intermediários (matriz insumo produto) + C + G + FBKF + Variação de estoques + X).
O preço de consumidor embute o preço básico referente ao processo propriamente produtivo de cada um dos setores, os impostos (líquidos de subsídios) sobre a produção e a importação, além das margens relativas ao transporte e ao comércio.
Fórmula: Oferta total a preços básicos = oferta total a preços de consumidor – margens de comércio e transporte – impostos líquidos de subsídios sobre a produção e importação. Pode ser denominado oferta a preços de mercado. Já o conceito de preços básicos aplica-se aos setores e não corresponde a custo de fatores.
5: A principal diferença entre os dois é que o PIB considera os impostos, enquanto o VAB não o faz.
PIB: C+G+FBKF+x-M
Capital é um movimento de valorização do valor. E é uma relação social de compra e venda de força de trabalho como uma mercadoria.
Lei da troca de equivalente, se troca pelo mesmo valor, então circulação não gera valor. Os capitalistas tem que comprar mercadorias por seu valor e vender por seu valor e mesmo assim gerar valor a mais.
O capitalista compra mercadoria e força de trabalho, coloca na esfera de produção e produz mercadorias com valor maior do que tinha antes e vende no mercado. Ele consegue lucrar com isso devido a mercadoria força de trabalho. Ele compra a mercadoria pelo seu valor, pagando salário. Ela produz um calor de uso maior do que o valor que ela foi comprada.
Valor da força de trabalho é o salário, que é determinado pela cesta de bens necessária para que o trabalhador se mantenha. Em um trabalho de 12h, nas primeiras 8h o trabalhador repôs o valor da sua própria força de trabalho e repõem para o capitalista o valor que ele pagou para essa força de trab. (tempo de trab. Necessário), nas 4 horas restantes (trabalho excedente), que e um valor adicional que vai se associar ao capital, que é a mais-valia.
Capital constante e capital
...