Resumo da Aula
Por: Patrick Anderson • 22/5/2021 • Resenha • 869 Palavras (4 Páginas) • 76 Visualizações
Vamos falar um pouco agora sobre o futuro esperado da transmissão de eletricidade. Das transformações de como e onde a energia é produzida e consumida. Sobre como isso está acontecendo e também como isso afeta a maneira que planejamos desenvolver e gerenciar a rede de transmissão de eletricidade. E também sobre algumas tecnologias que estão sendo estudadas para serem implementadas futuramente nesse sistema.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A paisagem energética na qual a gente ta operando está passando por um período de mudança rápido e significativo, à medida que avançamos por uma dependência histórica de grande geração de energia com um sistema centralizada, e a causa dessa mudança da geração, transporte e consumo da energia é impulsionado por três principais fatores: que são a descarbonização, descentralização e digitalização. A descarbonização é basicamente a diminuição do uso do carbono, que é um dos gases efeito estufa, por exemplo com a utilização de veículos elétricos. A descentralização, foca em como a energia hoje flui de grande gerações para a rede de transmissão e ate o consumidor final, e relaciona isso com aos avanços em tecnologia para formas menores de geração nos últimos anos, particularmente solar, têm conduzido mudanças nos padrões de oferta e demanda com uma maior quantidade de eletricidade sendo produzida mais perto de onde é consumido, além da distribuição rede que tem desempenhado um papel mais ativo em gerenciamento de fornecimento e demanda de energia regionalmente. E a digitalização, tem haver com os novos modelos de negócios e tecnologias, um conceito que tem surgindo bastante em relação à digitalização, é a smart grid , a rede inteligente.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre a smart grid é importante falar, pq ela surgiu com um objetivo de responder as necessidades da crescente demanda de energia. E ela é bastante caracterizada pela integração e também aplicação de novas tecnologias de comunicação e informação digital nos diferentes ambientes computacionais, por conta da sua visualização e monitoramento do seu alcance de gerenciamento nos dispositivos de controle e as também consequências disso nas redes de transmissão de energia elétrica. E uma grande vantagem da utilização da smart grid é que pelo uso de elementos digitais e de comunicações nas redes de energia elétrica, possibilita o envio de muitos dados de informação pro centros de controle, pra eles serem tratados e dessa forma auxiliar na operação e controle do sistema como um todo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A principal mudança desses papeis da rede, é que no futuro, a eletricidade fluirá muito mais dinamicamente em relação a transmissão e distribuição, e que energias renováveis, veículos elétricos, e todo esse papel das redes está mudando para facilitar essa transição.
[pic 1]
Nessa primeira imagem mostram o cenário mais recorrente hoje, com um sistema de transmissão mais linear onde a eletricidade flui de grandes gerações conectadas à transmissão, através de redes de distribuição passivas para o consumidor final.
[pic 2]
E esse é o modelo que é esperado para um futuro próximo, com um sistema conectando uma gama de novas tecnologias e mais consumidores ativos. Ele é um sistema altamente descentralizado, com um rápido crescimento das energias renováveis, sendo produzidas próximas ao consumidor final. Também como eu mencionei começo, a descarbonização principalmente dos transportes, com uma adoção de veículos elétricos junto com um volume significativo de geração distribuída e flexibilidade do consumidor. E com toda a sociedade migrando para modelos mais distribuídos de organização, a rede de energia do futuro surge como um suporte para que os espaços urbanos sejam energeticamente sustentáveis.
...