Resumo da china
Por: nenxi • 29/11/2015 • Resenha • 1.409 Palavras (6 Páginas) • 131 Visualizações
Com o seu extenso território ,um passado historicamente rico e uma população de 1,3 bilhões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento na economia atualmente, hoje o mercado chinês é um dos mais procurados pelas grandes empresas mundiais.E é de lá que essas empresas tiram a maior fatia dos seus lucros.
A china é um pais que pratica o comunismo na política e o capitalismo na economia e atrai olhares de pessoas do mundo todo,que buscam cada vez mais se informarem sobre os seus aspectos culturais, que na atualidade mescla a cultura tradicional com a modernidade.
PAIS:China
LINGUA OFICIAL: Chinês Mandarim
ÁREA: 9.596.961 km²
MOEDA:Renminbi(RMB)
CLIMA DA CHINA: de montanha (O e SO), árido frio (N, NO e centro), de monção (litoral S)
POPULAÇÃO : 1 375 467 627
[pic 1]
PIB (Produto Interno Bruto) É caracterizado pelo total de valores contabilizados a partir dos bens e serviços produzidos por regiões, sendo Cidade, Estado ou País, em certo período, que pode ser anual, mensal ou trimestral. É um indicador bastante difundido e aplicado nas análises sócio-econômicas com o fim de mensurar o nível de desenvolvimento e economia de determinadas localidades. Os bens de consumo não são incluídos na margem de contagem.
O PIB da China atingiu US$ 10,4 trilhões ou 63,35 trilhões de iuanes em 2014 (com crescimento de 7,4%) estes valores fazem com que a China seja a segunda maior economia mundial,ficando atrás apenas,os Estados Unidos. Estes dados também apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.
[pic 2]
[pic 3]
Força laboral: 797,6 milhões. Esta variável contém a força de trabalho total.Com base nestas tendências - e assumindo uma taxa de participação laboral constante – a taxa de crescimento potencial da China na próxima década deve situar-se em torno de 6,9 -7,6%, com média de 7,27%. Pode ser muito menor do que a taxa de crescimento média de 9,4% entre 1988 e 2013, mas é mais do que suficiente para os padrões globais.
População Empregada
[pic 4]
[pic 5]
Taxa de migração: -0,32 migrante(s)/1.000 habitantes (2014 est.)
A migração ou imigração influenciam no nível geral da população .Altos níveis de migração podem ocasionar aumento do desemprego e conflitos étnicos,assim como autos níveis de imigração podem ocasionar redução na força de trabalho em setores chave.
Até 2020 os lideres chineses pretendem uma migração de cerca de 100 milhões de trabalhadores rurais para as cidades. O objetivo é transformar os habitantes rurais em consumidores que poderão formentar o crescimento da economia.Pretende-se fazer uma migração ordenada ,onde os governos locais estabelecerão diferentes políticas de registro de casas de acordo com a capacidade de oferecer trabalho e suporte aos migrantes.
EDUCAÇÂO
A china possui um sistema de ensino baseado no mérito e na disciplina,seguindo o padrão tradicional desde os tempos do império,as escolas são silenciosas e organizadas sem muitas novidades tecnológicas
As crianças iniciam o ensino primário aos 6 anos,e o período de ensino obrigatório são de 9 anos ao todo,mas o governo pretende ampliar para 11anos. As escolas seguem atentas as diretrizes de ensino prestando atenção tanto as questões acadêmicas como as questões morais,os currículos são enxutos ,tendo como matérias obrigatórias: matemática, chinês, geografia, física, química e inglês e possuem setenta disciplinas optativas que vão de esportes,artes marciais a trabalhos manuais etc ,a repetência de ano nas escolas, são proibidas por lei,os alunos passam cerca de sete horas na escola e se vão mal,recebem aulas de reforço.O mesmo estende-se aos professores,os melhores ,recebem melhores salários e os que não desempenham bem,são treinados até atingirem o nível de satisfação pedagógico desejável . A memorização excessiva disciplina para cumprirem metas tanto no esporte como nas olimpíadas de conhecimento ; os chineses sempre estão entre os primeiros.
A china antiga que permaneceu fechada por muitos anos,hoje encontra grandes dificuldades para inserir inovações . Apesar disso a china tem importante abertura ao exterior como a maioria dos países desenvolvidos.O governo chinês faz esforços constantes para colocar seus funcionários e alunos em contato com o que há de melhor no mundo,e trazerem para a china.
Para ingressar no ensino secundário que tem duração de três anos ,os alunos são submetidos a exames pertinentes.Em 1996 a lei de ensino profissional que fora promulgada no pais estabeleceu as bases para um ensino profissional bem estruturado onde diferenciam vários níveis.
Ensino Superior: O ensino superior, é administrado em universidades, institutos e centros de formação profissional, são distintos a formação profissional, o ensino universitário e os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).
O ano letivo estrutura-se em torno de dois semestres de cerca de 20 semanas cada um. O primeiro tem início em Setembro e o segundo em Fevereiro,sendo obrigatório assistir às aulas. Para ingressar nas universidades publicas,os alunos são submetidos a um exame nacional ,o Gao Kao, considerado o maior e mais concorrido do mundo é similiar ao Enem brasileiro.
Cultura da chinesa
Comida: Na china a comida é parte importante da vida dos chineses,compartilhar alimentos é uma maneira de socializar e é fundamental o não desperdício .São utilizados muitos ingredientes como molhos, temperos e também o arroz ,peixe,carne vermelha e o broto de bambu.Uma espécie de biscoito fino e crocante,o rolinho primavera é um dos alimentos chineses mais conhecidos.
Como a china foi um dos primeiros centros de cultivo do arroz e do macarrão,estes alimentos são na tradição chinesa extremamente importante,cinco grãos de arroz são para eles mais importante do que jade ou perola e o macarrão é visto como símbolo de longevidade.
...