Resumo de Atenção Básica: Atividade Desenho
Por: nathansdr • 22/5/2020 • Trabalho acadêmico • 387 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Resumo de atenção básica:
O termo território vem do latim, que quer dizer “pedaço de terra apropriada”, atende as necessidades do social, humano e sociopolítica. Surge por meio da vida em sociedade, sendo assim quando existem várias relações de poder em um mesmo lugar é denominado: ‘territorialidade’.
Para Robert Sack (1986) é uma estratégia dos indivíduos ou grupo social para influenciar ou controlar pessoas, recursos, fenômenos e relações. Esse território é formado no espaço.
O território na contemporaneidade não é só físico ou geográfico; é o trabalho, a localidade, ele caminha do político ao cultural, ampliando-se para gerar uma nova territorialização que serve também como um norteamento para estruturar as ações relacionadas a atenção à saúde.
O território é, na maioria das vezes, utilizado como estratégia para a coleta e organização de dados sobre ambiente e saúde. Vale lembrar que o território é heterogêneo, assim podendo a vir ocorrer conflitos entre projetos, como por exemplo um conflito regional, cada território tem uma demanda, fazendo-se necessário um olhar especifico e não generalizar a região, pois dessa maneira leva a conflitos já que determinada área vai receber determinada ações que não é tão necessária quando a uma outra, podendo vir a área mais necessitada sofrer com faltas. Já na territorialidade busca-se o acolhimento do outro, seja ele através da integralidade, humanização, qualidade na atenção e gestão em saúde. É realizado uma reorganização dos saberes e práticas e estabelecidos pactos para uma delimitação das unidades fundamentais de referência, assim estruturando as funções relacionadas a atenção básica.
Como consequência da Globalização, a verticalidades (que são pontos distantes dentro do território que resultam em uma interdependência hierárquica do mesmo) ocorreram com os territórios e trouxeram impactos negativos, como o desenho de um cenário de profundas desigualdades sociais. Com isso, a reorganização do sistema de saúde brasileiro buscou realizar o reconhecimento e o esquadrinhamento do território, buscando lógica e analisando as condições de vida, ambiente e acesso aos serviços.
O modelo ecológico explica a relação entre homem e meio ambiente. O capitalismo contribui para a desigualdade social e desequilíbrio ambiental. De primeira, o conceito de território não chamou atenção dos sanitaristas, desta forma o território na saúde é algo recente. Processo de territorialização é habitar e vivenciar um território, a partir da obtenção e análise de informações sobre as condições de vida e saúde de populações.
...