Resumo de Aula
Por: Viviane Carvalho • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.528 Palavras (7 Páginas) • 239 Visualizações
Página 1 de 7
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
VIVIANE CARVALHO – RA: 9929030222
RESUMO DAS AULAS_TECNOLOGIAS DE GESTÃO e DIREITO EMPRESARIAL
SALVADOR
2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
VIVIANE CARVALHO – RA: 9929030222
RESUMO DAS AULAS_TECNOLOGIAS DE GESTÃO e DIREITO EMPRESARIAL
TUTORA: KLAUDYANA SHEYNE
SALVADOR
2015
RESUMO DAS AULAS_TECNOLOGIAS DE GESTÃO e DIREITO EMPRESARIAL
O presente resumo descreve o conteúdo abordado nas aulas do tema 3 de Direito empresarial e nos temas 3 e 4 da disciplina Ferramentas de Gestão. Na terceira aula de Ferramentas de Gestão, aborda-se que a qualidade tem seus próprios atributos que variam de um tipo de produto para outro. Destaca o processo de gerenciamento da qualidade teóricos relevantes, etapas do gerenciamento de qualidade e conceitos afins. A quarta aula desta disciplina, prossegue destacando a importância das Ferramentas de Projeto para as organizações. Por fim, na terceira aula de Direito Empresarial, abordou-se os diversos aspectos e características das sociedades e Seus Aspectos Legais. Tratou-se dos dois tipos de sociedade juridicamente comuns no ordenamento brasileiro, são elas: a sociedade por ações e a sociedade limitada.
AULA 3 e 4: FERRAMENTAS E GESTÃO
Nestas aulas é abordados o processo de qualidade, desde o gerenciamento, até as ferramentas auxiliares para implantação de projetos. Heldman (2006), afirma que um projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único com data para começar e terminar e que estará concluído quando suas metas e objetivos forem alcançados e aprovados pelos stakeholders.
Os Stakeholders são as pessoas ou organizações que têm algum interesse envolvido – aquelas que têm algo a ganhar ou perder como consequência de um projeto.
Desta forma, um projeto é um conjunto de ações, executadas de forma coordenada por uma organização transitória, ao qual são alocados os recursos necessários para, em um dado prazo, alcançar um objetivo determinado.
O gerenciamento de projetos abrange uma série de ferramentas e técnicas utilizadas por pessoas para descrever, organizar e monitorar o andamento das atividades do projeto.
Um projeto real envolve muitas tarefas e recursos (pessoas, equipamentos e materiais) que precisam ser considerados tanto separadamente quanto em conjunto.
No grupo de processos de iniciação ocorrem processos que compreendem o estímulo à autorização do projeto, à autorização de que os recursos para o projeto estarão disponíveis. No grupo de processos de Planejamento, estabelece-se o que fazer, como, quando, por quem, por quanto, em que condições, etc.
De acordo com Valeriano (2005), no grupo de processos de Execução realiza-se o que foi planejado. Na etapa de processos de Controle, monitora-se a execução para verificar se o projeto está sendo executado conforme planejado. Enquanto no grupo de processos de Encerramento, o projeto é formalmente concluído.
Sabemos que em nosso mundo globalizado, os produtos são confeccionados para ter uma obsolescência programada, tem vida reduzida para assegurar o aumento do consumo. A qualidade está relacionada também a normas que estabelecem uma espécie de padrão a ser seguido.
Os autores Deming e Juran foram responsáveis por implementar o gerenciamento da qualidade e propor melhorias para a infraestrutura organizacional, por meio de projetos de qualidade. Juran, estabeleceu as metas táticas e as metas estratégicas. Baseando-se em tais metas montou a trilogia da qualidade que fornece as etapas do gerenciamento da dividindo em três etapas:
1. Planejamento: etapa que envolve o estabelecimento de metas, a identificação de clientes, a determinação das necessidades, o desenvolvimento das características dos produtos, o desenvolvimento de processos, o estabelecimento do controle, a transferência de planos para as forças operacionais executarem os produtos.
2. Controle: são realizadas a execução de planos, condução da operação, traçadas as metas a atingir, é incluso o monitoramento das operações, para detectar o desempenho real e as variâncias, em seguida é avaliado o desempenho real e atua-se sobre a diferença.O controle da qualidade é incapaz de zerar as falhas,mas pode conduzi-las ao nível planejado.
3. Melhoramento: etapa que eleva o nível da qualidade, estabelece a infraestrutura necessária, identifica os projetos, estabelece as equipes, prover recursos para o melhoramento contínuo. Uma grande contribuição para esta etapa foi o uso do principio de Pareto (regra 80-20). A melhoria continua representa ganhos no desempenho ao longo do tempo. Por meio da Ferramenta SWOT, podemos identificar os pontos fortes e fracos da organização e mapear os processos de qualidade. O fluxograma por sua vez é uma representação de um processo que pode identificar as falhas, as complexidades, o uso de boas técnicas de gerenciamento conduz a eficiência e a eficácia, reduzindo os riscos e aumentando a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.
DIREITO EMPRESARIAL: AS SOCIEDADES E SEUS ASPECTOS LEGAIS – PARTE II
No tema 3 realiza-se uma breve retoma sobre as sociedades empresárias e aborda as mais utilizadas no Brasil que são a Sociedade limitada e a S. por Ações. A Sociedade limitada, tipo societário mais presente na economia brasileira. Definida usualmente como aquela sociedade na qual a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
A sociedade limitada rege-se, nas omissões, pelas normas da sociedade simples. As sociedades limitadas são constituídas usualmente para o desenvolvimento de atividades de pequeno e médio porte.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com