Resumo do Capítulo (Relações com empregados) Chiavenato
Por: andrelsvarela • 19/11/2020 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 870 Visualizações
. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações
De: Chiavenato
Resumo do conteúdo – Capítulo 14 (Relações com empregados)
Hoje para que executivos sejam bem sucedidos, estes devem deixar claro seu alinhamento de desempenho e das competências estratégicas do negócio, ou seja, o relacionamento entre a organização e as pessoas que fazem parte dela torna-se parte primordial para o sucesso da empresa e de suas atividades.
Trabalhar exige diversas competências como saber executar o que é pedido, atender pessoas, saber se comunicar, cumprir metas e resultados a alcançar. Todas essas competências exigem um processo de adaptação da parte do colaborador, para que este se encaixe na cultura da organização. Isto não costuma ser fácil, logo aparece a figura do administrador de RH para adaptar, ajudar e acompanhar evoluções pessoais de novos e velhos funcionários.
Os executivos de linha supervisionam a equipe como base necessária e integrante do trabalho. Logo, ambos trocam informações e a parte mais hierárquica supervisa e solicita. Porém, se faz a necessário a visão humanista do supervisor, pois o supervisionado passa por situações pessoais, familiares, financeiras, problemas de saúde como drogas, álcool etc.
Como exemplo de liderança muitas empresas oferecem assistência a funcionários problemáticos ou tentam modificar o seu eventual comportamento negativo ou desenquadrado do padrão cultural da empresa. Este tipo de ajuda tem como por objetivo trazer pro ambiente organizacional a criação de uma atmosfera de confiança, respeito e sentimento familiar.
A intenção é comunicar, cooperar, proteger, dar assistência, disciplinar e evitar conflitos.
Outro ponto importante a ser abordado para implantação em organizações são os sistemas de programas de reconhecimento, este são pagamentos ou créditos concedidos aos colaboradores ou equipes que proporcionaram resultados esperados ou acima do esperado, tornando-os exemplos a serem seguidos.
Mas como identificar um colaborador problemático? Pode-se identificar elevado absenteísmo, faltas não justificadas, conflitos com colegas de trabalho, muitos acidentes de trabalho e atrasos com saídas antecipadas.
Logo estes devem ser tratados conforme dito acima, para poderem ser recuperados.
Referência bibliográfica do livro resenhado
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. V.4, 2014.
...