Revisão Conceitual ARC
Por: luca ☠ • 26/5/2017 • Trabalho acadêmico • 486 Palavras (2 Páginas) • 874 Visualizações
Baseado nos estudos apresentados e desenvolvidos junto a matéria de Administração e Relacionamento com o Cliente, podendo relatar as definições e importâncias dos aspectos do cliente, organização e o comportamento decorrente dessa interação.
Uma organização tem como foco a combinação de esforços individuais, recursos, maquinário, em busca de realizar um objetivo comum, objetivo esse que não poderia ser alcançado/realizado por uma só pessoa, podendo dar como exemplos uma equipe de futebol, uma empresa ou o corpo de bombeiros. Para uma organização funcionar de pleno acordo é necessário que ela tenha a estrutura necessária para que seja capaz de prestar o que se propôs a fazer e conseguir alcançar os seus objetivos, tais como: saber e como fazer, conhecer quem público) que a organização irá atender, e quando poderá está prestando os serviços.
A organização irá oferecer produtos e serviços, que será impactado diretamente no cliente, podendo ser dividido entre cliente interno que é o indivíduo que atua dentro da organização, seja na área de limpeza ou da gerencia, ou seja aquele que é impactado pelo serviço gerado e repassado para o próximo. Temos o cliente externo (cliente final), é aquele que irá manter financeiramente a organização; ou seja aquele que irá comprar os produtos já finalizados ou a contratação dos serviços da organização.
Os papéis dos clientes no processo de compra podem ser definidos com; especificador, influenciador, comprador, pagante e consumidor.
Ainda sobre clientes, nas negociações entre organizações e cliente, esse cliente nem sempre irá ser pois cliente final, pois o produtos e serviços dependem de um processo de confecção, onde as empresas necessitam de um intermediário para que seja feita a transição entre o produtor e o cliente final aquele que irá adquirir e usufruir do produto ou serviço de forma definitiva, ficando assim conhecido como cliente intermediário que serão aqueles irão comprar, transformar, e revender os produtos e serviços adquiridos seja do produtor.
Segmentação de mercado; é uma divisão do mercado em grupos de indivíduos com características, necessidades e modos de atuação semelhantes, segundo seu perfil financeiro, psicológico, visando definir estratégias de marketing.
Segmentação de mercados de consumo que a baseada em pesquisas e analise realizadas no comportamento do cliente final, dessa forma podendo ser segmentado em 5 grupos de variáveis como: geografia, demográfico, psicográfico, comportamento e benefício.
Há ainda a segmentação de mercados organizacionais onde a compra organizacional possui um modelo de decisão mais racional que o cliente final, onde as empresas decidem dividir os cliente organizacionais em 5 variáveis da segmentação que são: Demografia, operacionais, abordagem de compra, fatores situacionais e características pessoais.
Na segmentação é possível ainda criar sub-grupos, onde o cliente procura por determinadas características individual e distintas, denominado isso como um nicho de mercado.
Para se ter bons resultados a empresa precisa seguir os seguintes critérios; mensurabilidade, substancialidade, acessibilidade, diferenciação e acionabilidade. Seguindo e respeitando esses critérios a possibilidade de se ter uma segmentação de sucesso é muito grande.
...