Rh relatorio
Por: 160888 • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 532 Visualizações
“Se você der às pessoas as ferramentas adequadas e se elas usarem sua habilidade natural e sua curiosidade, elas irão desenvolver as coisas de uma forma que irá surpreendê-lo, muito além do que você poderia ter esperado”
Bill Gates
Introdução
O presente trabalho Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS em Administração de Recursos Humanos irá propor o desafio em que visa as constantes mudanças no mundo, propondo desafio para os integrantes e sendo desenvolvido em etapas.
Este primeiro exemplar contempla as etapas 1 e 2, conclusão e referencias.
Os novos desafios da Gestão de Pessoas
Pessoas e organização é o contexto da gestão de pessoas, visando que passam parte da vida trabalhando e buscando o sucesso pessoal.
Gestão de pessoas abrange três aspectos fundamentais:
- pessoas como seres humanos: que possuem sua própria historia.
- pessoas como ativadores inteligentes: oferece à empresa talento e criatividade.
- pessoas parceiros: que investem conhecimento para obter retorno.
Podemos ver que a gestão de pessoas que foi conquistado ao longo dos anos ajudou a valorizar os trabalhadores, com benéficos e melhorando a qualidade nos setores que o individuo trabalha e benefícios em sua vida pessoal, como convênio médico, odontológico entre outros que cada organização estipula para seus colaboradores.
Essa breve introdução sobre gestão será para o comparativo com filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, que evidencia a teoria de Taylor, claramente a importância da produção em escala, a alienação do operário e o sistema de linha de montagem.
Segue uma sátira que exemplifica e compara com os dias atuais, fazendo refletir nos dias de hoje.
“ Se Chaplin fizesse um filme retratando a realidade do emprego nas grandes corporações, certamente Carlitos não estaria girando nos eixos metálicos das indústrias. Provavelmente seria um homem engravatado sentado em uma baia com um computador à sua frente e uma pilha de papéis ao seu lado.
Com aquele jeito desastrado que só Chaplin conseguia interpretar, o novo Carlitos correria de um lado para o outro com um celular na mão, gritando ao telefone e dizendo para as pessoas que não tinha mais tempo. O tempo que antes era ditado pela velocidade da máquina, agora é comandado pela agilidade das informações e dos acontecimentos. Carlitos seria o exemplo do executivo trabalhador que fez de tudo pela empresa e em um belo dia é demitido e perde o emprego.
Neste cenário melodramático, o desempregado Carlitos acaba ficando sem perspectivas e o dinheiro vai acabando, as opções vão se esgotando e as organizações o rejeitam devido à sua idade. Ele não serve mais, está velho e desatualizado. No final do suposto filme, Carlitos viraria um vagabundo, sentado na calçada pedindo esmola ao lado de seu adorável cão, seu único e verdadeiro amigo nesta sociedade pós-moderna. Agora, por ironia do destino, ambos teriam todo tempo do mundo para pensar na vida, nas pessoas e no fim do emprego.”
Tempos Modernos – O fim do emprego de Carlitos
Por Glauco Cavalcanti para o RH.com.br
Essa sátira exemplifica os três momentos históricos, o antes da gestão de pessoas, que não tinha foco no trabalhador, como exemplo a cena do filme que é criado uma máquina para alimentar, limpar para aumentar o tempo de produção, assim como outra cena que Carlitos, não poderia parar um minuto se quer em sua produção de apertar parafusos.
A gestão de pessoas agrega valores pessoais, ou seja, deixar de ser tarefa e torna ser processos, uma administração que não mais separa mais que trabalha em conjunto, com o foco nos fins e no resultados.
E com a sátira a reflexão dos dias atuais, onde se observa mais conhecimento e tecnologia, porém quase nos mesmo parâmetro do filme.
Agregando e Aplicando Pessoas
Segundo Chiavenato que a seleção de Recursos Humanos pode ser definida com a escolha do homem certo para o cargo certo. Com esse princípios analisamos a empresa de uma integrante do grupo, para definir a gestão e a seleção e recrutamento de pessoas.
Segue os dados:
A CENTER CASTILHO é uma tradicional empresa de varejo de materiais para construção de São Paulo, no ramo há mais de 48 anos. A empresa teve sua origem no local onde eram estacionados caminhões de areia. Alguns vizinhos observando que existiam mercadorias naquele local passaram a adquiri-las ali mesmo e solicitavam cada vez mais variedade. Em pouco tempo, esta passou a se tornar a principal atividade do negócio.
Hoje a empresa possui 12 lojas, entre São Paulo e Litoral, o setor analisado da empresa será a Logística, na qual a funcionário faz parte, trabalha no atendimento ao cliente – SAC, auxiliando os mesmos nas questões sobre entre de mercadoria, prazo de encomenda e o atendimento ao motorista para auxilio em local de difícil acesso.
Center Castilho possui uma propaganda de entrega em 24h que segundo os dados do setor de Logística, esse prazo se mantem em 80% das vendas. Logo uma empresa que busca sempre o melhor para os clientes.
Analisando a Gestão com as perguntas desenvolvidas pelo grupo, nota-se uma grande tendência a Gestão Matricial, ou seja, aquela que conduz na tomada de decisões, que está aberta ao “dialogo” mais possuí o responsável central que pode ser até dois, que é o caso da empresa citada.
Este modelo de Gestão, não se volta para o antigo e não se atualiza totalmente com a tecnologia, faz apenas um paralelo entre ambas assim podendo utilizar da estrutura divisional e funcional, do aumento de produtividade, da troca de informações rápidas e claras.
A pesquisa foi realizada do depósito central da empresa, responsável pela entrega ao consumidor final e para distribuição entre as lojas. Percebe-se que há um grande número de funcionários, porém todos com um grande tempo de casa, funcionário, exerce a mesma função a quase 30 anos, ou seja, não possuí uma perspectiva de crescimento, por ser tratar de funcionários que não se exige um grande capital intelectual, os anos passam e desenvolve as mesmas funções durante anos.
Gestão é a matricial por ser uma organização responsiva simultaneamente a dois setores, e existir incertezas que geram muitas informações.
...