Roteiro para Elaboração de Projetos- Adminstração
Por: Ronaldos • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 864 Palavras (4 Páginas) • 395 Visualizações
Roteiro para Elaboração de Projetos
Profa. Silvia Soler Bianchi
Disciplina – Projeto Integrador I
ANHANGUERA EDUCACIONAl – 2016.1
“A educação é um processo de vida, não uma preparação para a vida presente, tão real e vital para o aluno como o que ele vive em casa, bairro ou nos pátios.”
J.Dewey
Registre as discussões de cada etapa do projeto. O produto destas discussões vai formando o desenho do projeto e isso facilitará ao responsável pela redação final.
Um projeto é elaborado para transformar uma ideia em realidade. Desenvolver este projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar
Para que um bom projeto se realize sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
Etapas:
1. Definição do tema;
2. Definição do título;
3. Introdução;
4. Definição dos objetivos gerais;
5. Definição dos objetivos específicos;
6. Justificativa;
7. Metodologia;
8. Recursos;
9. Cronograma;
10. Bibliografia
______________________________________________________________________________
Etapa 1 – Definição do tema
A primeira providência é definir um tema para o Artigo. Nunca perca de vista que:
1. O artigo deve ser interdisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.
2.O tema não deve estar centrado no ensino de informática. O computador e a Internet devem ser utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto.
Etapa 2 - Defina o Título
É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação. Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha depois do título. A colocação de letras maiúsculas em todas as palavras, menos artigos, preposições e conjunções, é facultativa.
Apesar de o título ser importante para uma dissertação, julgo ser também perigoso, pois, como o estudante não está acostumado a dissertar, pode equivocar-se e dar um título que não corresponda ao conteúdo do trabalho.
Etapa 3 – Introdução
A introdução é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. Precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.
O primeiro parágrafo da redação pode ser feito da seguinte forma:
Traçar a trajetória histórica é apresentar uma analogia entre elementos do passado e do presente.
Já que uma analogia será apresentada, então os elementos devem ser similares; há de haver semelhança entre os argumentos apresentados, ou seja, só usaremos a trajetória histórica, quando houver um fato no passado que seja comparável, de alguma maneira, a outro no presente.
Deve-se discutir, no desenvolvimento, cada elemento em um só parágrafo. Não misture elementos de épocas diferentes em um mesmo parágrafo. A trajetória histórica torna convincente a exemplificação; só se deve usar esse argumento, se houver conhecimento que legitime a fonte histórica.
Etapa 4 – Definição dos objetivos gerais
Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto:
1. O que a Uniban-Anhanguera pretende alcançar com a disciplina?
2. O que a disciplina deve mudar na insituição em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
3. Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do artigo?
4. Que impacto o artigo terá sobre ambiente externo à insituição?
Etapa 5 – Definição dos objetivos específicos
Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas.
Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados. Em um artigo cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria instituição e assim por diante.
...