SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR ESTUDO DE CASO
Por: ROBERTA12346789 • 23/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 966 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS GUARAPARI
Curso Técnico em Administração a Distância
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
ESTUDO DE CASO – GRUPO 1
Serra
2016
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
ESTUDO DE CASO – GRUPO 1
Trabalho final apresentado a disciplina Matemática Financeira, componente curricular do Curso Técnico em Administração a Distância, como requisito para aprovação.
Prof. MSc. Paulo Roberto Prezotti Filho
Tutor: Antônio Paulo Laeber
Serra
2016
Sumário
1. Introdução 4
2. Desenvolvimento 5
2.1 Tabela SAC 5
2.2 Tabela PRICE 8
3. Conclusão 12
4. Referências 13
1. Introdução
Neste estudo de caso será abordado o melhor tipo de financiamento para a empresa Byblos S.A. que precisa decidir sobre a forma de financiamento de uma máquina que automatizará o processo de embalagem do produto. A máquina é uma necessidade urgente da empresa, tendo em vista que vendas estão sendo perdidas e entregas sendo feitas com atraso, tudo porque o atual sistema de embalagem é manual e lento.
O setor de compras já fez o levantamento das opções de máquinas disponíveis no mercado e optou por uma que custa R$ 500.000,00. Esta máquina tem vida útil de 20 anos e proporcionará um aumento estimado em 2% no faturamento mensal da empresa. Para adquirir tal máquina o setor financeiro está estudando as possibilidades de financiamento, uma vez que não possui recursos próprios para adquiri-la. As opções para o financiamento são as seguintes:
Banco Alfa – cobra juros de 0,75% ao mês, o prazo máximo para pagamento é de 120 meses, o sistema de amortização é o SAC.
Banco Beta – cobra juros de 0,71% ao mês, o prazo máximo para pagamento é de 120 meses, o sistema de amortização utilizado é o PRICE.
Usaremos conceitos e fórmulas da matemática financeira e também aplicaremos o conceito aprendido em informática básica para elaboração de algumas planilhas para melhor visualização dos resultados.
Ao final, apresentaremos a melhor solução para a empresa Byblos S.A.
2. Desenvolvimento
Para análise deste estudo aplicamos o conceito de financiamento utilizando a tabela SAC para o banco Alfa e financiamento utilizando a tabela PRICE.
2.1 Tabela SAC
Na construção da tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), a amortização é sempre constante como o próprio nome já diz. Seu valor é dado pela divisão do saldo devedor pelo número de parcelas (n).
Ex.: =$B$5/$G$4
Os valores foram fixados pois o valor da amortização será o mesmo para todas as parcelas.
Os juros incidem sobre o saldo devedor (=B5*$G$3) sendo que, os juros são fixos($) para todas as parcelas.
A prestação é a soma dos juros e da amortização (=C6+D6).
O próximo saldo devedor é o valor do saldo devedor do mês anterior menos a amortização feita naquele mês. (=B5-C6)
Feito isto basta copiar a fórmula para todas as linhas da tabela e ela ficará automaticamente preenchida.
Ao final, somamos o total para ajudar a análise de qual será o melhor financiamento para empresa Byblos S.A..
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
2.2 Tabela PRICE
Na construção da tabela PRICE a prestação agora é constante, diferente da tabela SAC.
A prestação é calculada usando a fórmula (PMT= Pv * i / [1- (1+i)^-t]*1+i), onde PV é o saldo devedor inicial, “i” é a taxa de juros e “t” é o número de parcelas que nesta tabela está representada pela letra “n”. Na tabela a fórmula é representada assim: (=($M$5*((1+$O$3)^$O$4)*$O$3)/(((1+$O$3)^$O$4)-1)), os valores estão todos fixados($) pois a prestação é a mesma para todas as parcelas.
...