SINTESE DO ARTIGO “CASAMENTO, ESTUPRO OU DURMINDO COM O INIMIGO? INTERPRETANDO IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DOS SOBREVIVENTES DE FUSÕES E AQUISIÇÕES”.
Por: Cleidy N. J. Andrade • 10/3/2020 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
SINTESE DO ARTIGO
“CASAMENTO, ESTUPRO OU DURMINDO COM O INIMIGO? INTERPRETANDO IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DOS SOBREVIVENTES DE FUSÕES E AQUISIÇÕES”.
Autoria: Miguel Pinto Caldas e Maria Jose Tonelli
Este artigo procura retratar fusões e aquisições, que se refere a um conjunto de operações que lidam com a aquisição, alienação ou combinação de empresas, no intuito de permitir que as empresas atinjam em menos tempo uma dimensão que se crescesse naturalmente não atingiria com rapidez.
O estudo sobre FA’s buscou analisar o que acontece dentro das empresas por meio de desenhos feitos pelos entrevistados. Várias imagens retratavam um avanço para as empresas outros já viam o processo de FA como “dormindo com o inimigo”. Utilizando-se dos pressupostos básicos de Bion; luta-fuga, dependência e acasalamento, o estudo grupal realizado mostrou a grande dificuldade enfrentada pelas empresas no início de suas FA’s.
As empresas que fazem a FA tentam passar para clientes e funcionários uma visão de sucesso dentre as empresas, ainda que a prática e o dia-a-dia das organizações sejam preenchidos de sofrimento, que a maioria acaba por suportar já que a outra saída seria o desemprego.
ESQUEMA
Análise temática:
*Tema problema: Fusões e aquisições, o que leva as empresas a tentarem uma gama de soluções para garantir sua sobrevivência.
*Ideia central: Fusão e aquisição no ambiente interno.
*Ideia secundária: O autor busca retratar a realidade do quadro das FA’s que passam por dificuldades sérias no instante inicial da fusão e aquisição.
Análise interpretativa:
*O autor busca romper a imagem de “casamento perfeito” que a mídia tenta passar, mostrando resumidamente a opinião dos “sobreviventes” a FA sobre o que realmente ocorre no ambiente interno em uma FA.
Problematização:
*A utilização da pesquisa somente com empresários na maioria gerentes ou executivos pode ser um dos fatores da pesquisa ter gerado como resultado uma maioria “luta-fuga” – pressuposto de Bion utilizado na pesquisa – pois é o funcionário que tem uma visão mais ampla da junção, se a pesquisa fosse realizada com outros funcionários como: operários, técnicos, secretários dentre outros setores das empresas a pesquisa teria se tornado mais ampla em relação ao que realmente acontece no ambiente interno de uma empresa que passa por uma FA.
...