SISTEMA DE FORMAÇÃO DE PREÇO: DIAGNÓSTICO EM UMA MICROEEMPRESA EM SAPÉ NA PARAÍBA
Por: Anna Silva • 11/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.255 Palavras (6 Páginas) • 128 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ANNA CAROLINE DE LIMA SILVA
SISTEMA DE FORMAÇÃO DE PREÇO: DIAGNÓSTICO EM UMA MICROEEMPRESA EM SAPÉ NA PARAÍBA.
João Pessoa
2018
ANNA CAROLINE DE LIMA SILVA
SISTEMA DE FORMAÇÃO DE PREÇO: DIAGNÓSTICO EM UMA MICROEEMPRESA EM SAPÉ NA PARAÍBA.
Trabalho apresentado como parte dos requisitos necessários à conclusão dadisciplina Administração Empreendedora, do curso de Administração, pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba / UFPB.
Docente: Rosivaldo Lucena
João Pessoa
2018
SUMÁRIO
- Introdução............................................................................................................. 4
- Referencial Teórico...............................................................................................5
- Procedimentos Metodológicos.............................................................................6
- Análise e Interpretação dos resultados...............................................................7
- Conclusão..............................................................................................................9
- Referências............................................................................................................10
- Introdução
Existem diversos fatores que influenciam e fazem a diferença para o sucesso empresarial. Um deles é o processo de formação de preços. Ter bem definido o quanto cobrar pelos produtos ou serviços que serão oferecidos é essencial para o desenvolvimento e crescimento do negócio. De acordo com Almeida, et al. (2016), desenvolver o preço de venda é definir o preço apropriado para os objetivos e a estratégia da organização, tendo em vista que o preço tem bastante influência na decisão de compra do consumidor.
De acordo com o Sebrae, para definir o preço apropriado de venda para um serviço ou produto, deve-se analisar os custos fixos e variáveis da empresa, suas despesas operacionais, gastos, lucro e diversas outras variáveis existentes. Além disso, a definição desse preço também depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas.
O valor encontrado como resultado da análise das variáveis já citadas, precisa cobrir os custos diretos produto ou serviço, somado as despesas variáveis e fixas calculadas proporcionalmente. Além do mais, precisa gerar um lucro líquido.
Independentemente do porte e ramo da empresa e partindo do pressuposto de que um dos fatores mais relevantes que envolvem o processo da compra de produtos ou serviços é o preço, é de extrema importância que o sistema de precificação de uma empresa seja condizente com o mercado, satisfaça o cliente e proporcione o lucro pretendido pelo empreendedor, dentro de suas limitações.
- Referencial Teórico
- Formação de preço de venda
A empresa deve diminuir custos diretos e despesas fixas para oferecer um preço competitivo no mercado.
A definição do preço adequado de venda de um produto/serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas.
O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, somado as despesas variáveis e fixas proporcionais. Além disso, deve gerar lucro líquido. Para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço, o empresário deve considerar dois aspectos: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno).
2.2. Aspecto mercadológico
Pelo aspecto mercadológico, o preço de venda deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e qualidade. Fatores como conhecimento da marca, tempo de mercado, volume de vendas já conquistado e agressividade da concorrência também exercem influência direta sobre o valor do produto.
- Aspecto financeiro
No caso do aspecto financeiro, o preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço vendido, as despesas variáveis (por exemplo, comissões de vendedores), as despesas fixas (como aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore). O saldo restante será o lucro líquido.
- Equilíbrio
Se o preço ditado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresário deve refazer os cálculos financeiros para avaliar a viabilidade da sua prática. Em outras palavras, para equilibrar o preço de venda, a empresa deve diminuir custos diretos, despesas fixas ou ainda aceitar um lucro líquido menor.
- Calculando preços
Para calcular a previsão de vendas de produtos/serviços, a empresa deve seguir algumas alternativas:
- Com base nas informações internas, analisar o comportamento das vendas realizadas em um determinado período e projetá-la para o mesmo período seguinte. Alguns aspectos podem interferir nessa projeção, como concorrentes, novos produtos, novos hábitos dos consumidores e eventos especiais, tais como festas, Olimpíadas, eleições, Copa do Mundo etc.;
- Por meio de pesquisas de mercado, realizar um estudo da demanda de mercadorias/produtos/serviços que poderia ser atendida pela empresa. Variáveis externas, como população, atividade econômica, situação política, nível de renda e emprego, concorrência, novos produtos etc., devem ser consideradas.
- Procedimentos Metodológicos
A empresa escolhida para realizar este trabalho foi um mercadinho localizado na Rua Capitão Felix Antonio, S/N, Sapé – PB.
Foi desenvolvida uma planilha em Excel para coletar as informações a respeito do funcionamento do negócio, observando quais os produtos comercializados tem maior saída e, como objetivo principal da pesquisa, coletar informações a respeito da forma com que o gestor precificava seus produtos.
...