SUPERIOR EM MARKETING
Por: DaianePBobato • 8/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.222 Palavras (9 Páginas) • 143 Visualizações
SUPERIOR EM MARKETING[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MODELOS DE GESTÃO 4
2.2 GESTÃO DE PROJETOS 5
2.3 empreendedorismo 7
2.4 homem, cultura e sociedade 9
2.5 LESGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 10
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Atualmente as empresas precisam ter uma visão mais ampla e arrojada no que diz respeito a relações interpessoais. São elas que norteiam o avanço e a prosperidade dessas empresas. Conseguir um ambiente incentivador requer das organizações a criação de circunstâncias e ações favoráveis a isso. Considerar uma renovação estratégica e promover o intra-empreendedorismo resultará em mudanças significativas para a mesma.
Assim como o mundo muda e o ambiente se transforma, as organizações precisam acompanhar as mudanças que ocorrem no seu contexto. “O propósito de mudanças organizacionais é aumentar a eficácia, ou seja, o nível em que a organização consegue atingir os objetivos.” CHIAVINATO 2004.
A Empresa, MÓVEIS HEMEJAN, é uma empresa familiar, esta localizada na cidade de Londrina/PR, e atua no ramo de fabricação de móveis em geral, como guarda-roupas, mesa, cozinhas, camas, e diversos outros produtos.
A Móveis HEMEJAN, por ser uma empresa familiar, utilizam o modelo de Gestão Burocrático, sendo assim é preciso trazer essa empresa para a realidade atual, mudando seu modelo estratégico, aplicando uma gestão moderna e planejada, para conseguir atingir seu objetivo de abrir lojas de fabrica por todo o Brasil.
Essa mudança organizacional, trará a Móveis HEMEJAN, uma nova visão de gestão, flexibilizando todos os setores da empresa, trazendo incentivo e motivação para seus colaboradores, e com isso alcançando seu objetivo.
DESENVOLVIMENTO
MODELOS DE GESTÃO
Na empresa, MÓVEIS HEMEJAN, identifica-se o modelo de Gestão Burocrático, esse modelo não ajuda a empresa na tomada rápida de decisões, pois possui quatro características distintas:
1º- Excessivamente administrativa a decisão fica nas mãos do Sr. Rubens (Diretor Geral), gerando atrasos nas decisões que poderiam ser aplicadas rapidamente, pois ele precisa gerenciar outras áreas da empresa.
2º- Formalismo, aonde não há espaço para a autonomia das outras áreas da empresa, o que gera como conseqüência;
3º- Impessoalidade que não favorece no crescimento da empresa, pelo contrário, gera insegurança e insatisfação aos colaboradores, pois eles não se relacionam entre si. Esse tipo de comportamento nos traz para a última característica;
4º- Profissionalismo, que nada mais é do que dar mais importância as competências técnicas dos que as competências interpessoais.
O modelo de Gestão que se enquadra para essa empresa seria o Modelo Contemporâneo, pois ele é um modelo sistêmico e compartilhado, sistêmico porque vai abranger todos os setores da empresa, elaborando com isso mais atuação das equipes de desenvolvimento, e compartilhado no que diz respeito à tomada de decisões rápidas para o melhor desempenho e inovação de cada setor, gerando autonomia a cada gerente.
Essa mudança no paradigma de valor ajuda para que o capital intelectual da empresa seja visto e valorizado, todo o colaborador exerce um papel fundamental para a empresa, não adianta ter um ótimo gerente de produção que sabe observar quando um móvel esta em perfeito estado, e não dar a ele uma oportunidade de desenvolver um jeito mais adequado de utilizar os espaços internos de um guarda-roupa, por exemplo, ele sabe que a qualidade do produto é boa, mas verifica que a colocação de uma prateleira adicional vai trazer mais conforto e praticidade para o cliente final. Ele precisa saber que será ouvido pelo Alberto, filho caçula do Sr. Rubens que cuida da parte de produção da empresa, e que sua idéia pode vir a ser utilizada na próxima linha de desing do guarda-roupa em questão. Esse tipo de conceito traz inovação e reconhecimento, inova a linha de produtos da empresa, e reconhece o trabalho e a nova visão do colaborador.
Com todos os setores da empresa trabalhando em conjunto, será mais fácil e rápido orientar e planejar soluções para problemas que possam surgir, e para a análise e obtenção de resultados.
2.2 GESTÃO DE PROJETOS
A melhor forma de organizar todas essas ações é projetando uma EAP (ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO) que vai proporcionar uma representação gráfica de tudo que será necessário para a elaboração e concretização do projeto do Sr Rubens, sobre a preparação da Móveis HEMEJAN, para a competitividade e a abertura de novas filiais.
A importância da EAP nesse projeto fará com que se possam direcionar cada atividade de cima para baixo, hierarquicamente, dividindo o trabalho em pacotes de trabalhos menores, obtendo uma visão ampla e detalhada do projeto.[pic 10]
Para facilitar a comunicação e simplificar o projeto, a elaboração da matriz RACI é a melhor opção. Será direcionada a responsabilidade de cada agente no processo de novas filiais da Móveis HEMEJAN. [pic 11]
Vamos também elaborar um plano de riscos do projeto. Para que possamos estar preparados a solucionar qualquer tipo de problema que possa surgir no decorrer do nosso projeto.
...