Salario é um fator motivacional
Por: thais_helena • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.370 Palavras (10 Páginas) • 1.022 Visualizações
Descrição e Análise de Cargo
Cargo: Vendedor CBO: 521110
Descrição
Conhecimento
- Pacote Office
- Técnicas em vendas
Habilidades
- Realizar metas;
- Montar vitrine;
- Vender acessórios;
Análise
Atitude
- Estabilidade emocional (agir calmamente para trabalhar em equipe);
- Amabilidade;
- Abertura para experiências e desafios;
Sumária
- Rotina de vendas, busca de resultados diante de metas, arrumar seção para melhor visualização dos clientes e montar vitrine.
Responsabilidades
- Atender clientes;
- Auxiliar estoque;
- Receber mercadorias;
- Assinar nota fiscal;
- Conferir notas com mercadorias;
Complexidade.
- Realizar metas, pois uma vez calculado errado seja o valor com a quantidade de dias, não conseguimos chegar em um resultado possitivo.
- Conferir nota fiscal, necessita sempre bater com a quantidade de mercadoria recebida.
Autoridades
Chefia: Gerente
Subordinação: -
Salário é um Fator Motivacional..
Nota-se que, um colaborador motivado impulsiona a agir de uma outra forma, ainda mais quando se trata do salário.
Pode ser um comportamento de satisfação, quando se tem um desempenho positivo dentro da organização, ou insatisfação quando sua produção cai, seu estado de frustração, agressão, insônia, resistência, moral baixa faz com que trabalhe desmotivado, e isto afeta ambos os lados, empresa x colaborador.
Ele é um fator motivacional, indiretamente ele contribui, para sua auto-realização, sua auto-estima e satisfaz suas necessidades sociais,isto associado a Teoria de Maslow e Herzberg.
A motivação e a produtividade quando andam juntas, o colaborador ocupa a função desejada, ele é capaz de explorar, estimular suas potencialidades, fornecer-lhe reconhecimento para a organização, através de um salário compatível, planos de crescimento e benefícios, o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização são necessários planos adequados de Recursos Humanos com o plano de cargos e salários, sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento irá funcionar.Outros planos importantes, devem ser vistos para a gestão de pessoas, como carreiras, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e potencial.
As pessoas acreditam que é possível e necessário o seu desempenho para obter dinheiro e que o salário é um fator motivacional. Mas sabemos que salário não é o único componente no que se refere ao trabalho. Existem também os benefícios, que acabam se somando e compondo a chamada remuneração e poderão existir outras verbas de crédito como, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificação etc.
Existem diversas maneiras de definir o termo salário, dependo de sua forma de aplicação, como ele se apresenta para o empregado ou para o empregador.
Cabe lembrar que, para motivar os empregados de forma geral, é necessário muito mais que salários competitivos. Um bom pacote de benefícios diretos e indiretos é extremamente necessário, ambiente de trabalho adequado propiciará um maior desempenho.
Uma vez que as necessidades forem supridas a remuneração perde seu foco na ótica funcional.
Observa- se que o salário é sim um fator motivacional e pode- e afirmar isso de acordo do a teoria de Maslow e Herzberg.
Maslow em sua teoria visava a atitude, pois é preciso a auto- realização que é cumprir o seu papel, auto- estima que é o respeito que trás a motivação pois acredita se que respeito gera reconhecimento para funcionário,social pertencer ao um grupo, segurança gera emprego e sustento e fisiológico que trás o vestir e o conforto.
Agora Herzberg tinha sim a mesma visão mas em 2 fatores higiênico que é o fisiológico e segurança e social que é a auto- estima e auto –realização.
Maslow e Herzbrg vieram para trazer uma nova visão em relação a motivação pois ambos entende que o salário é o fator motivador do funcionário, pois para esse funcionário é justo essa troca mão de obra e remuneração, porque o salário indiretamente contribui para a satisfação das necessidades humanas.
As pessoas necessita do dinheiro pois lhe da a permissão de conquistar a satisfação fisiológica e segurança e junto trás também a satisfação da necessidade sociais, auto- estima e da auto- realização.
Referências Bibliográficas
- http://www.portal-administracao.com/2014/09/maslow-e-hierarquia-das-necessidades.html
- Capítulo 1- Salário e Motivação, Administração de Cargos e Salários pg 29
- https://docs.google.com/document/d/18ALV47uCJkceMbZ-xJ_J3IcRgL0mUn9JhAhl20VtGjU/edit?hl=en_US
Etapa 2
Passo 2
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DE ANÁLISE DE
- Este formulário visa a colher informações a respeito das funções administrativas em nossa organização e dele resultará o catalogo de descrição e especificação dos cargos.
- Antes de iniciar o preenchimento desde questionário, leia o com atenção e compreenda o sentido de cada pergunta.Em caso de duvida procure esclarecimentos com seu superior imediato ou com nosso pessoal de recursos Humanos.
- O questionário não se refere a sua pessoa, mas ao cargo que esra ocupando.
- Este questionário pode ser preenchido a lápis ou a tinta, preferivelmente em letra de forma.
- Não use siglas ou abreviaturas.
- Responda a todas as perguntas se alguma delas não se aplicar ao seu cargo,escreva “não aplicável.”
- Caso o espaço destinados as respostas não sejam suficientes, utilize folhas suplementares.Os itens nesses anexos devem ter os números correspondentes aos questionário.
- Após o preenchimento, assine o questionário e entregue ao seu supervisor imediato.
- Após a revisão e assinatura do questionário, este deve ser desenvolvido a Recursos Humanos até _____ /_____ / __________ .
QUESTIONÁRIO PARA ANÁLISE DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Nome do colaborador (Aluno): Thais Helena Mattos dos Santos
Maticula/RA: 9023443565
Nome do seu supervisor hierárquico: Jaqueline
Cargo do superior hierárquico: Gerente
CARGOS ADMINISTRATIVOS
PARTE A – Descrição do Cargo
- No espaço a baixo descreva sua tarefas DIÁRIAS ( aquelas que se repetem com regularidade)
Vendas: vender o produto
Auxiliar no estoque: Deixar sempre limpo e organizado para facilitar quando necessário pegar produto para cliente.
...