FATOR MOTIVACIONAL NO SETOR PUBLICO
Por: Edenilton Thomaz • 27/10/2019 • Projeto de pesquisa • 3.289 Palavras (14 Páginas) • 231 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO MARANHÃO – CAMPUS BURITICUPU
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR E TECNOLÓGICO – DEST
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
EDENILTON TOMAZ DE SOUSA
O FATOR MOTIVACIONAL NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS BURITICUPU
BURITICUPU – MA 2014
EDENILTON TOMAZ DE SOUSA
O FATOR MOTIVACIONAL NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS BURITICUPU
Projeto Monográfico apresentado à disciplina Monografia I do Curso Tecnológico em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Buriticupu, como requisito para obtenção da nota final.
Professor: Thimoteo de Oliveira Cardoso Orientadora: Antônio Jorlan Soares de Abreu
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................................. 3 2 PROBLEMÁTICA ............................................................................................................................. 5 3 JUSTIFICATIVA ................................................................................................................................ 6 4 OBJETIVOS ....................................................................................................................................... 7 4.1 Geral ............................................................................................................................................ 7 4.2 Específicos .................................................................................................................................. 7 5 REFERENCIAL TEÓRICO .............................................................................................................. 8 5.1 Conceito e histórico de motivação .......................................................................................... 8 5.2 Teorias motivacionais ............................................................................................................... 9 5.2.1 Hierarquia das necessidades humanas .......................................................................... 9 5.2.2 Teoria dos dois fatores .................................................................................................... 10 5.3 Motivação no setor público ..................................................................................................... 11 6 METODOLOGIA ............................................................................................................................. 13 7 CRONOGRAMA ............................................................................................................................. 14 REFERENCIAS .................................................................................................................................. 15
3
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, não raro observamos situações em que a sociedade repudia a iniciativa pública por sua ineficiência, desrespeito e negligência no que diz respeito ao trato com a população, isso faz com que o cidadão, enquanto integrante da sociedade, independente de quem ele seja, questione-se e busque entendimento sobre o motivo pelo qual o setor público adota esse comportamento.
É obvio que, se questionássemos a população sobre os motivos que geram a ineficiência na prestação de serviço e atendimento ao cliente do setor público, seriam descritas diversas razões e teorias causadoras dessa situação, dentre as quais, várias realmente estariam corretas, entretanto, chamaremos atenção para aquela que quem sabe seja a menos citada, a motivação.
É imprescindível que o servidor esteja motivado a exercer sua função de maneira justa para que possa fazê-lo dignamente, porém, manter servidores motivados, desenvolvendo suas funções com eficiência e eficácia é um enorme desafio para o gestor público, devido ao fato de que a motivação, originado do latim movere, isto é, mover, como o próprio nome já sugere, significa motivo para ação, é um fator intrínseco do indivíduo, ou seja, são as razões e emoções que impulsionam o indivíduo em direção a suas metas e alcance de seus objetivos.
O ponto de partida para motivar o pessoal é conhece-lo e identificar suas necessidades,
...