Seminário e Pesquisa
Por: Valfredo Gomes da Silva • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.855 Palavras (8 Páginas) • 210 Visualizações
ESTRUTUTA DE ARTIGO/TCC - FASE I - PRÉ-PROJETO
- CONTEXTUALIZAÇÃO
- TEMA
- QUAL É
- FOCO
- CONCEITO OU SIGNIFICADO DO TEMA QNDO NECESSARIO
- PROBLEMATIZAÇÃO
- HISTORIAR PROBLEMA PESQUISA
- COLOCAR OS PTOS NGATIVOS SE A INVESTIGAÇÃO NÃO FOR FEITA
- PREJUDICA A QUEM?
- FUNDAMENTAR A PERGUNTA
- FINALIZAR ESCREVENDO A PERGUNTA DA PROBLEMATIZAÇÃO
- HIPOTESES E VARIAVEIS
- AÇÃO DEPENDENTE
- SUPOSTA RESPOSTA
- RESPOSTA PROVISORIA
- OBJETIVOS
- GERAL
- APENAS UM OBJETIVO GERAL
- AÇOES QUE SERAO FEITAS
- SER CLARO
- PODE SER IGUAL A PERGUNTA
- SEMPRE INICIAR COM UM VERBO NO INFINITIVO
- O QUE VOU FAZER
- ESPECIFICOS
- TOPICOS CLAROS E CURTOS
- AÇOES O QUE VOU FAZER PARA ALCANÇAR OBJETIVOS
- NÃO PODE REPETIR OS VERBOS
- AS AÇOES DEVEM ESTAR EM ORDEM CRONOLOGICA
- JUSTIFICATIVA
- 3 PARAGRAFOS
- FALAR FOCO- TEMA DA DELIMITAÇÃO
- PARA QUEM É IMPORTANTE ESTE TEMA
- FALAR PTOS POSITIVOS
- CONVENCER O LEITOR
- EX.. NOS DIAS ATUAIS........
EXEMPLO DE ORGANIZAÇÃO PRÉVIA DE UM PRÉ-PROJETO DE ARTIGO
pré-projeto realizado por aluno
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
1.1 Tema
O desenvolvimento do comércio internacional do Rio Grande do Sul, tem se dado ou desenvolvido pelo significativo crescimento das exportações. Apesar da crise mundial, as exportações continuam em alta, principalmente pela revalorização do dólar. O porto de Rio Grande pode contribuir para o crescimento desse ramo da economia gaúcha inovando sua estrutura para receber todos os tipos de cargas.
O projeto investigará os benefícios que estas estruturas do porto poderão trazer para as exportações empresariais do Rio Grande do Sul, tendo como foco a logística internacional e principalmente os ganhos das exportações.
1.2 Problematização
Para a garantia desse desenvolvimento econômico pelas exportações é preciso expandir o uso de containers e a expansão do uso de containers exige investimentos em infra-estrutura, e por isso o Porto de Rio Grande está sempre inovando para atender todos os tipos de cargas. Com a nova estrutura do porto será possível ampliar o fluxo de cargas especiais e facilitar o desenvolvimento das relações comerciais.
O Porto de Rio Grande destaca-se por ser o quarto maior em movimentação, com uma das estrutura mais significativas, as empresas tem preferência e acabam deixando de utilizar outros portos, optam sempre por Rio Grande. Com isso pretende-se analisar quais os ganhos reais destas estruturas para as exportações das empresas do Rio Grande do Sul?
1.3 Hipóteses
O principal ganho das empresas do Rio Grande do Sul é ter uma estrutura como a do Porto de Rio Grande para exportar as suas mercadorias, pois o porto atende desde os mais simples tipos de mercadoria até as mercadorias especiais - as que necessitam ser transportadas em containeres de excesso. Por ser um porto de fluxo de cargas grande o custo para as empresas da região torna-se menor, o tempo para a execução dos trabalhos necessários dentro do porto será mais rápido e pela proximidade e redução dos riscos de transporte, o que diminui os custos.
Os outros portos da região Sul que executam o mesmo trabalho do porto de Rio Grande sofrem com estas inovações constantes, porque toda e qualquer empresa importadora ou exportadora quer o melhor para o seu produto, então acaba optando por um porto que traz boas condições tanto para trazer a mercadoria do exterior e principalmente enviar ao exterior, assim aumentando o comercio internacional do estado e do pais. Com o crescimento da procura dos serviços do Porto de Rio Grande seu crescimento deverá ser constante, pois a cada vez mais as empresas procuram sempre o melhor. Assim a capacidade de competir das empresas gaúchas pode aumentar e dar ao estado uma boa sustentação no desenvolvimento da economia e das empresas locais, o que pretendemos comprovar pela pesquisa.
1.4 Objetivos
1.4.1 Geral
Pesquisar e analisar os ganhos da nova estrutura do porto de Rio Grande para as exportações das empresas do Rio Grande do Sul.
1.4.2 Específicos
1.4.2.1. Efetuar a comparação da estrutura antiga do Porto de Rio Grande com as novas estruturas atuais, quais os crescimentos que surgiram ao longo do tempo e porque existe a necessidade de constantes mudanças.
1.4.2.2. Identificar os benefícios destas estratégias de logística, utilizadas pelo porto, para as empresas do Rio Grande do Sul, tornando um dos portos mais utilizados pelas empresas da região.
1.4.2.3.Pesquisar sobre as estratégias de logística utilizadas pelo Porto de Rio Grande, quais as estratégias que o porto utilizada para ser um dos principais portos do Brasil.
- Justificativa
O Porto e Rio Grande já foi um dos principais portos do país e hoje após ter perdido espaço frente a outros portos, busca reaparelhar-se visando ser um dos principais portos do MERCOSUL. Com os investimentos feitos pela área governamental na estrutura do porto, o Terminal de Cargas – TECON – tem como investir para garantir ao empresariado serviços de alta qualidade.
O TECON que é uma empresa privada constituída para prestar serviços de movimentação de cargas no porto de Rio Grande está aparelhada para poder executar o projeto de ampliação e modernização do Terminal de forma a ser o mais competitivo na América do Sul. O compromisso com o Governo do Estado prevê a expansão e modernização de sua estrutura como forma de oferecer opções atrativas para os empresários da região sul e do Mercosul.
Com esta perspectiva de ampliação da capacidade de serviços do TECON, bem como da sua modernização será possível analisar neste trabalho se a problematização, as hipóteses e os objetivos trarão as respostas a grande questão que o empresariado exportador se faz há muito tempo: quais os ganhos reais destas estruturas para as exportações das empresas do Rio Grande do Sul?
...