Sociedade Contemporanea
Por: gbroliani • 10/9/2015 • Artigo • 4.403 Palavras (18 Páginas) • 213 Visualizações
FACULDADES OPET
MÓDULO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO SÉCULO XXI
CURITIBA
2013
GUILHERME BRITO LEAL BROLIANI
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO SÉCULO XXI
Trabalho de aplicação tecnológica - Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Opet.
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
Recrutamento e seleção são, atualmente, umas das principais tarefas do RH em uma empresa. No mundo de hoje, com a grande concorrência no mercado de trabalho, precisamos conhecer àquelas pessoas que estarão junto a nossa organização de maneira mais completa possível, para isso, o processo de recrutamento e seleção deve ser realizado de forma minuciosa, pois encontrar e reter talentos são grandes desafios.
As constantes mudanças e exigências do mercado fazem com que a busca por profissionais se torne cada vez mais uma necessidade nos negócios. Encontrar o profissional adequado tem maior relevância para as organizações, pois está no plano estratégico de seus negócios. Sendo assim, cada vez mais o profissional de Recursos Humanos ganha destaque nas organizações e sua competência deve ser cada vez mais desenvolvida.
Muitas empresas não têm um departamento específico de Recursos Humanos e acabam por fazer suas contratações, de modo geral através do próprio empregador ou proprietário ou até mesmo aquelas que têm esse departamento não utilizam os métodos disponibilizados para fazê-lo. As contratações nestas organizações são na maioria das vezes por indicação de conhecidos.
O ponto principal do meu estudo será como realizar o recrutamento e seleção de maneira que venham trazer benefícios às organizações atualizadas no mercado, selecionar o candidato mais adequado para a vaga em aberto, evitar a rotatividade de pessoal e principalmente manter a empresa competitiva de mão-de-obra no mercado.
Porem é importante que depois da contratação seja fornecido ao colaborador às ferramentas para o exercício de suas atividades, treinamentos e qualificações necessárias, pois esse conjunto ajudará na busca pelo resultado esperado.
Vê-se a importância da implantação de um processo adequado de recrutamento e seleção e também de programas de incentivos e motivacionais, tendo em vista a grande dificuldade em reter os colaboradores nas empresas nos dias atuais.
Durante os primeiros semestres do curso de Recursos Humanos e durante a realização deste trabalho, pude observar como é importante o conhecimento e a identificação do capital humano nas organizações. Então, tornam-se interessante conhecer bibliograficamente os processos de recrutamento e seleção para a contratação e retenção de talentos em uma organização que participa da concorrência no mercado de trabalho e o que essa função traz de vantagens e desvantagens para ela.
Fazer a escolha certa traz para organização, não apenas resultados financeiros positivos, mas evita a rotatividade e aumenta a credibilidade desta.
2.0 OBJETIVO
Objetivo Geral
O objetivo deste estudo é mostrar como está sendo realizado o trabalho de recrutamento e seleção no século XXI.
Objetivos Específicos
Demonstrar técnicas contemporâneas para alcançar resultados com inovações de recrutamento e seleção e entender como deve ser realizado o processo.
Diminuir a rotatividade de pessoal e desmotivação no capital humano das organizações, aplicando treinamentos e avaliações para ajudar a descobrir o que gera o descontentamento de modo em geral e causa um desconforto para a gerência.
Como identificar os causadores do turn-over, onde trará mais confiança entre os responsáveis pelas contratações e motivar os colaboradores.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO SÉCULO XXI
A complexidade das empresas de hoje deixa o profissional de RH em conflito permanente, pois ele precisa atrair desenvolver e reter talentos, conseguir a lealdade de seus colaboradores, ter idéias e tudo isso sem gerar custos. Por isso o trabalhador desta área deve ter vocação, ter interesse pela vida das pessoas defendê-las sempre que necessário, dentro e fora da empresa, pois assim fica mais fácil extrair dessas pessoas o melhor da produtividade, colocando talentos para trabalhar em beneficio dos negócios da organização.
A cada dia que passa as empresas estão sendo cada vez mais cobradas por melhores resultados, maior qualidade em seus produtos e serviços, maior lucratividade, mais inovação, melhor atendimento, etc.
Assim, atrair as pessoas certas, pelo custo certo, na hora certa é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz.
O recrutamento ou solicitação de pessoal é um documento que registra a solicitação dos funcionários necessários para as vagas a serem preenchidas na organização. Conforme Chiavenato (1992, p. 214, grifos do autor), “quando o órgão de recrutamento a recebe verifica se existe algum candidato adequado disponível nos arquivos; caso contrário deve recrutá-los através das técnicas de recrutamento mais indicadas no caso”.
Hoje o profissional de recursos humanos é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entender a complexidade da mesma, do contrario esse profissional não terá condições de assessorar corretamente o solicitante da vaga. Antigamente a escolha de um profissional era feita apenas pela análise de habilidades técnicas, e hoje é escolhido também a partir de uma análise psicológica. Segue a seguir uma tabela com as principais mudanças do Recursos Humanos a partir do ano 2000:
[pic 1]
O profissional de recursos humanos deve dispor de um conjunto de elementos a fim de tornar este processo menos subjetivo e mais pratico.
Estes cuidados passam por:
* Ter a descrição do cargo da vaga em aberto;
* Conhecer os pré-requisitos da vaga em aberto;
* Conhecer os principais desafios esperados pela área solicitante;
* Ter a percepção correta do perfil comportamental esperado/desejado;
...