Sociedade Contemporanea
Por: Cristhian Sampaio • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Trabalho de Psicologia para o interdisciplinar
Administração e empresas e Relações internacionais
Noturno
A sociedade Contemporânea apesar da modernidade e da agilidade nos processos, trás consigo características de uma sociedade marcada pelo preconceito e pela discriminação. Por isso ser portador de uma deficiência é tão caro para as pessoas que as possuem. Pensando nisso e com base no texto, quais os papéis possíveis da psicologia no processo de inclusão da AACD?
Desde o impacto de uma vida agora limitada, ou o portador que nasce com alguma deficiência necessita de um apoio psicológico. Pois a pessoa encontra grandes dificuldades de se relacionar e ter seus direitos humanos adquiridos, pelo fato da maioria considerar-se “normal” e o portador “diferente” e exclui-lo da sociedade, um mundo preconceituoso em que não são todas as pessoas que tem uma mente aberta e estão aptos para viverem com as diferenças das outras pessoas, apesar de ter diminuído ainda há quem os veem com olhos diferentes e de compaixão.
É papel da ciência fazer com que esses portadores, se sintam incluídos perante aos outros, existe também a busca de se reabilitar de forma segura e confortável além de um processo de desenvolvimento, de habilidade e potencial em que a psicologia visa sempre auxiliar o portador a conquistar a independência e superar cada dificuldade seja ela de locomoção ou preconceito da sociedade ou do próprio paciente. Um acompanhamento psicológico para o paciente da AACD é fundamental para seu processo de adaptação porque também existe a orientação e suporte para as famílias dos portadores de deficiência física ou mental, colaborando para a motivação em buscar qualidade de vida do paciente, mostrando-o que também é capaz de realizar seus sonhos, e atingir seus objetivos.
O papel da AACD é reabilitar pessoas e faze-las atingir sempre mais, pelo um movimento ou um passo dado, essas pessoas percebem que podem ter uma vida normal, ter sonhos, correrem atrás deles basta força de vontade e profissionais qualificados. Ser portador de deficiência não é fácil, mas com a ajuda psicológica implantada no tratamento as chances de melhoria na vida dessas pessoas é relevante.
“Será que no mundo tem mais gente, e cada vez menos pessoas”. A AACD mostra que “Vida é movimento”.
...