Sociologia - A importancia
Por: Diego Dornelas • 7/4/2016 • Projeto de pesquisa • 424 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
A Sociologia é uma das ciências humanas que tem como objeto de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. A Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII , como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna.Com a revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789) ; Essas revoluções que ficaram conhecidas como Revoluções Burguesas influenciaram diretamente no surgimento da Sociologia.
Com o início das Revoluções Burguesas iniciou - se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos estados nacionais do ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades , suas estruturas e organizações.
A Revolução Industrial , iniciada na Inglaterra do século XVIII, consistiu em um conjunto de transformações tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. A Era das maquinas desintegrou costumes,introduziu novas formas de organização da vida social e desencadeou um profundo aumento demográfico, transformando vilas em cidades, cidades em metrópoles e metrópoles em megalópoles. o ambiente urbano sofreu significativas alterações, dentre elas a falta de infraestrutura capaz de comportar o aumento populacional e os desdobramentos sociais que isso acarretou, como o aumento da prostituição, suicídio, criminalidade, alcoolismo, violência e o incremento trabalho feminino e infantil na produção industrial. Outra faceta desse processo foi a transição do produto artesanal para a manufatureira e desta para a produção fabril, gerando o fim da servidão e aparecimento do proletariado como uma classe social. A cidade acentuou seu poder de atração sobre o campo, fator que acentuou a migração campo-cidade e contribuiu com o desmantelamento da família patriarcal e de antigas tradições.
A Revolução Francesa também foi uma circunstância que agilizou o processo de formação da Sociologia. A monarquia absolutista da França assegurava inúmeros privilégios á aristocracia, enquanto deixava á margem a maioria da população. Além disso, o arcaico sistema vigente impedia a exploração eficiente da terra e a constituição da livre empresa.
Por a Sociologia ser produto das transformações desencadeadas pela modernidade; As revoluções Burguesas que ocasionaram diversas transformações na forma da sociedade se organizar e se relacionar entre si ; influenciaram diretamente no surgimento da Sociologia.
...